sexta-feira, 26 de setembro de 2014

DICAS DE SAÚDE - FITNESS & SAÚDE




Continuando com as postagens de Fitness & Saúde

DEPOIS DO 30 ANOS, NÃO DEIXE DE PRATICAR MUSCULAÇÃO.

A musculação melhora a postura, o sono, e o bem-estar geral. A maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. O trabalho com peso torna os músculos (que sustentam os ossos) mais resistentes. Também aumenta e define a massa muscular. É tão importante quanto o exercício aeróbico.

ESTÁ ESTRESSADA E PRECISA RELAXAR? PRATIQUE IOGA.

A Ioga trabalha com a união dos nossos aspectos físicos, emocionais e espirituais. Não traz apenas o bem-estar do corpo, mas busca um caminho em direção a um sentido de vida mais profundo, unindo o físico ao espiritual. Alivia a ansiedade, estresse, dores; melhora o equilíbrio e a postura.

CUIDADO COM O ESTRESSE

Estresse é o estado psicofísico resultante de excessiva exposição a certos estímulos, caracterizado por tensão muscular, fadiga, cansaço e dificuldade para dormir. Em uma situação de problema, não adianta se preocupar demasiadamente: isto só traz sofrimento, depressão e nervosismo, além de não trazer a solução. Esteja mais consciente desses sentimentos e torne-se uma pessoa mais feliz.

FAÇA EXAMES DE GLICOSE REGULARMENTE.

A diabete é uma doença silenciosa, com sintomas quase imperceptíveis.  O pâncreas não produz a insulina necessária para fazer a glicose entrar na célula, por isso impede o correto aproveitamento dos alimentos. Proteja-se com exames periódicos.

MANTENHA AS MÃOS SEMPRE LIMPAS! .

Você sabia que uma das melhores formas de reforçar o sistema imunológico do nosso organismo é mantendo as mãos sempre limpas? Essa medida, juntamente com tomar água durante o dia, normalmente é suficiente para evitar grande parte das gripes e resfriados comuns.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

MITOS E VERDADES - ABDOME



Continuando postagem sobre Fitness & Saúde, alguns mitos e verdades sobre o abdome.

MITOS E VERDADES

UM ABDOME TANQUE REQUER HORAS NA ACADEMIA
Mito
Segundo estudo da Universidade de Arkansas (Estados Unidos), treinos de musculação mais curtos e mais intensos são os campeões para ativar o abdome.
Nos aeróbicos, vale o mesmo. Em vez de correr 40 minutos devagar e em velocidade constante, corra 25 minutos alternando piques e fases de recuperação.

O ABDOME É O QUE VOCÊ COME
Verdade
Se você treinar mas se entupir de cerveja: Aposte numa dieta saudável, com pouca gordura.
Lembre-se: seu abdome precisa de proteína para se desenvolver. "O consumo diário ideal para quem pratica exercícios intensamente é de 2 gramas para cada quilo de peso corporal", diz Luana Grabauskas, nutricionista.

NÃO É PRECISO EXAGERAR NAS REPETIÇÕES.
Verdade
"O abdome é um músculo como qualquer outro, não é necessário treiná-lo todos os dias, muito menos fazer um numero exorbitante de repetições", afirma o treinador Thiago Moretti. Pense em qualidade, não em qualidade.

SÓ ABDOMINAL DEFINE A BARRIGA
Mito
Vários exercícios que não isolam o abdome ajudam no processo, Veja só: para realizar barras com perfeição, é preciso contrair barriga e core, senão o corpo vira uma gangorra. Esse enrijecimento ativa os músculos abdominais.
Flexões de braço, paralelas, lenhador no cabo, pontes, pranchas...Todos trabalham em prol do tanque. Atividades como natação, boxe e surfe também.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

PERGUNTAS SOBRE FITNESS & SAUDE


Esta semana farei postagens a respeito de Fitness e Saúde, em homenagem aos profissionais de Educação Física - Arthur e Matheus, meus sobrinhos.

Inicialmente com duas perguntas, que foram respondidas por profissionais da área, informações veiculadas em revistas da Editora Abril.

1. Tenho um ligamento cruzado anterior do joelho rompido. Posso fazer atividades aeróbicas?

Pode. Seus outros ligamentos, posterior e os colaterais (que se imagina estarem intactos), darão apoio necessário. Mas tome cuidado, malhe com concentração. Na corrida, por exemplo, atente para não virar o pé – o que colocaria sua articulação em xeque. “Faça curvas em ângulo aberto, nada de viradas bruscas”, diz o ortopedista Rene Abdalla. Fortaleça sua perna, treinando também com pesos. Se seu joelho começar a falsear (quando parece perder força) durante a atividade, pare. É sinal de que algo está errado.

2. Não gosto de bananas. Onde posso encontrar potássio?

Nos alimentos da tabela abaixo, o potássio é essencial para o bom funcionamento dos músculos. Alem de ajudar no controle da pressão arterial e na prevenção do acidente vascular cerebral. “Quando o potássio entra no organiscmo, ele elimina o sodio (responsável pelo acumulo de liquidos) e vice-versa”, explica a nutricionista Maristela Strufaldi, da clinica de Espaço Saude, em São Paulo.



LINHAÇA – 777 mg/100 g de alimento
TÂMARA – 642 mg/100 g de alimento
MARACUJÁ – 338 mg/100 g de alimento
DAMASCO – 349 mg/100 g de alimento
KIWI – 269 mg/100 g de alimento
MELÃO – 216 mg/100 g de alimento




Fonte: Editora Abril

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A CONVENÇÃO DOS FERIDOS POR AMOR (PAULO COELHO)



A CONVENÇÃO DOS FERIDOS POR AMOR

 Art. 1 - Todos os amantes, de qualquer sexo, ficam alertados que o amor, além de ser uma bênção, é algo também extremamente perigoso, imprevisível, capaz de acarretar danos sérios. Conseqüentemente, quem se propõe a amar deve saber que está expondo seu corpo e sua alma a vários tipos de ferimentos, e não poderá culpar seu parceiro em nenhum momento, já que o risco é o mesmo para ambos.

Art. 2 - Uma vez sendo atingido por uma flecha perdida do arco de Cupido, deve em seguida solicitar ao arqueiro que atire a mesma flecha na direção contrária, de modo a não se submeter ao ferimento conhecido como “amor não correspondido”. Caso Cupido recuse tal gesto, a Convenção ora sendo promulgada exige do ferido que imediatamente retire a flecha do seu coração e a jogue no lixo. Para conseguir tal feito, deve evitar telefonemas, mensagens por internet, remessa de flores que terminam sendo devolvidas, ou todo ou qualquer meio de sedução, já que os mesmos podem dar resultados a curto prazo, mas sempre terminam dando errado com o passar do tempo. A Convenção decreta que o ferido deve imediatamente procurar a companhia de outras pessoas, tentando controlar o pensamento obsessivo “vale a pena lutar por esta pessoa”.

Art. 3 - Caso o ferimento venha de terceiros, ou seja, o ser amado interessou-se por alguém que não estava no roteiro previamente estabelecido, fica expressamente proibida a vingança. Neste caso, é permitido o uso de lágrimas até que os olhos sequem, alguns socos na parede ou no travesseiro, conversas com amigos onde se pode insultar o(a) antigo(a) companheiro(a), alegar sua completa falta de gosto, mas sem difamar sua honra. A Convenção determina que seja também aplicada a regra do Art. 2: procurar a companhia de outras pessoas, preferivelmente em lugares diferentes dos freqüentados pela outra parte.
 
Art. 4 - Em ferimentos leves, aqui classificados como pequenas traições, paixões fulminantes que não duram muito, desinteresse sexual passageiro, deve-se aplicar com generosidade e rapidez o medicamento chamado Perdão. Uma vez este medicamento aplicado, não se deve voltar atrás uma só vez, e o tema precisa estar completamente esquecido, jamais sendo utilizado como argumento em uma briga ou em um momento de ódio.

 Art. 5 - Em todos os ferimentos definitivos, também chamados “rupturas”, o único medicamento capaz de fazer efeito chama-se Tempo. Não adianta procurar consolo em cartomantes (que sempre dizem que o amor perdido irá voltar), livros românticos (cujo final é sempre feliz), novelas de TV ou coisas do gênero. Deve-se sofrer com intensidade, evitando-se por completo drogas, calmantes, orações para santos. Álcool só é tolerado em um máximo de dois copos de vinho por dia.

Determinação final: os feridos por amor, ao contrário dos feridos em conflitos armados, não são vítimas nem algozes. Escolheram algo que faz parte da vida, e assim devem encarar a agonia e o êxtase de sua escolha. E os que jamais foram feridos por amor, não poderão nunca dizer: “Vivi”. 
 Porque não viveram.
Autor: Paulo Coelho