segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ESTATÍSTICAS DAS ELEIÇÕES (INCLUINDO ESTATÍSTICA DOS VOTOS NORDESTINOS)



s eleições tomaram conta dos pensamentos dos brasileiros nos últimos dias, em especial depois de ontem (26), quando Dilma Rousseff se reelegeu com apenas 3,28% de votos a mais do que Aécio Neves e um país dividido quase ao meio.
Conforme o esperado para uma campanha tão turbulenta, as manifestações de vitória, derrota, vingança, inconformismo e até mesmo de luto estão movimentando as redes sociais. Mas será que todos os dados que circulam no Facebook são verdadeiros? Confira agora 10 fatos comprovados das Eleições 2014 para justificar sua opinião ou rebater os comentários dos seus amigos:

1. Maior vitória de Dilma: o estado que mais votou em Dilma Rousseff foi o Maranhão, com 78,76% da preferência dos eleitores. Considerando o número total de votos válidos, a maior vitória absoluta da petista foi na Bahia, com 2.907.306 indicações a mais do que Aécio;

2. Maior vitória de Aécio: o candidato do PSDB obteve seu maior destaque em Santa Catarina, com 64,59% dos votos válidos. A maior diferença em número absolutos, porém, foi em São Paulo, onde Aécio fez 6.807.906 votos a mais do que Dilma;

3. Nordeste, Sul e Centro-Oeste: os nove estados da região Nordeste registraram a maior parte dos votos em Dilma, enquanto os três estados da região Sul e os três do Centro-Oeste mais o Distrito Federal votaram em Aécio;

4. Norte e Sudeste divididos: no Norte, três estados preferiram Aécio e quatro optaram por Dilma. O Sudeste ficou no meio a meio, com dois estados para cada candidato;

5. Quantas pessoas foram às urnas? O Brasil tem 142.822.046 de eleitores. Desse total, 112.683.879 se apresentaram para votar no 2º turno, o que significa que tivemos 78,90% de presença e 21,10% de abstenção (mais de 30 milhões de eleitores faltaram ao pleito). Em 2010, o comparecimento foi de 81,88%;

6. Norte e Nordeste elegeram a Dilma? Nas regiões Norte e Nordeste, 38.198.859 de eleitores compareceram às urnas, enquanto 74.276.085 votaram nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mesmo que todos os eleitores do NO e NE tivessem votado em Dilma, ela estaria longe de se reeleger sem os votos das demais regiões – diferente do que algumas pessoas disseram nas redes sociais;

7. Votos brancos e nulos: os votos brancos somaram 1,71% do total, enquanto os nulos foram 4,63%. Dessa maneira, os votos válidos representam 93,66% do eleitorado que efetivamente foi até as urnas;

8. Por que o Acre demorou tanto? O Acre foi o último estado a entregar seus resultados por causa da diferença de fuso horário, que o deixa três horas atrás de Brasília (atualmente em horário de verão). Apesar de as piadas na internet falarem apenas sobre o Acre, ele não foi o único a “demorar”: algumas localidades do Amazonas seguem o mesmo fuso que esse estado;

9. Ninguém gosta de ser mesário? Mentira! A quantidade de mesários voluntários foi maior do que a de mesários convocados: 1.362.045 contra 1.070.943;

10. Quem levou a melhor nas eleições para governador? Apesar de a disputa presidencial ter se polarizado entre PT e PSDB, o partido de maior sucesso nas disputas estaduais foi o PMDB, que somou 7 representantes. Confira quantos governadores foram eleitos de cada partido:

Fonte(s): http://www.emresumo.com.br ; Divulga TSE; Informações e dados estatísticos da Eleição 2014

domingo, 26 de outubro de 2014

FATOS CURIOSOS OCORRIDOS NO 2º TURNO DAS ELEIÇÕES - 2014

 











ELEITOR COLA TECLAS DE URNA EM GOIÁS E É PROCURADO PELA PF
Um fato curioso marcou a votação em uma seção do município de Formosa, a cerca de 242 quilômetros de Goiânia. Um eleitor passou cola em uma das teclas da urna eletrônica, impedindo que ela fosse pressionada. O fato só foi percebido pelo eleitor seguinte, ao entrar na cabine de votação. Ele comunicou o ocorrido aos mesários e a urna foi trocada.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás, o eleitor que colou a tecla da urna já foi identificado e está sendo procurado pela Polícia Federal por prática de crime eleitoral.
Além disso, o presidente de uma das seções na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na capital do estado, foi preso esta manhã. Ele deveria estar no local por volta das 7h40, e só chegou às 11h para trabalhar. De acordo com o TRE, um juiz estava no local e mandou prender o presidente da seção. Outro mesário o substituiu como presidente da seção e um eleitor que estava no local foi convocado para ocupar o posto de mesário.
Até o momento, quatro prisões foram registradas no estado, conforme informações do TRE. Além dessa prisão, em Goiânia, outra foi registrada no município de Jaraguá e outras duas no município de Minaçu.
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------
QUASE SEM FALAR, MULHER DE 101 ANOS VAI VOTAR
Já quase sem falar, Elzita Santa Cruz, de 101 anos, não abriu mão de votar neste domingo. Vestida de vermelho, foi levada pelos filhos ao Colégio Imaculado Coração de Maria, no município metropolitano de Olinda, onde mora. "Dilma!", revelou ela, baixinho. Para facilitar sua entrada na seção de votação, usou uma cadeira de rodas disponibilizada pela escola.

Símbolo da luta pela resistência à ditadura militar, Elzita Santa Cruz é incansável na busca por notícias do paradeiro do filho Fernando Augusto Santa Cruz, desaparecido em 1974, aos 26 anos, durante confronto entre militares e militantes da Ação Popular Marxista-Leninista (APML). Até hoje não se sabe o que aconteceu. De acordo com um dos seus oito filhos vivos - ela teve dez -, o vereador Marcelo Santa Cruz, Elzita sempre valorizou a eleição e o primeiro político a contar com seu voto foi Luiz Carlos Prestes, em 1945, no Rio de Janeiro.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------

RAPAZ É ASSASSINADO ENQUANTO VOTAVA
No final da manhã deste domingo (26), um jovem de 20 anos foi assassinado a tiros enquanto votava dentro de uma escola no bairro Barrocas, em Mossoró, de acordo com o 2º Batalhão da PM do município. A escola foi fechada, mas, por volta das 12h50, já havia sido liberada pela perícia.
Segundo informações da polícia, Robson Diego de Moura era conhecido da polícia. Ele costumava "ameaçar a vida de moradores do bairro", mas nunca foi preso, pois sempre conseguia fugir da abordagem da PM.
O crime ocorreu na seção 264 da escola Celina Guimarães, a 280 quilômetros de Natal, na cidade que comporta o segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, não tem vínculo político, de acordo com o TRE-RN (Tribunal Regional Eleitoral do Estado). Segundo o órgão, está descartada a hipótese de crime eleitoral.
A polícia ainda não tem detalhes de quem pode ter cometido o crime, mas trabalha com a hipótese de que Moura tenha encontrado um membro de uma gangue rival e se desentendido com ele.
 -------------------------------------------------------------------------------------------------------
 ELEITOR É PRESO APÓS ATEAR FOGO EM URNA
Um eleitor foi preso em flagrante na manhã deste domingo (26) após atear fogo em uma urna eletrônica em uma seção eleitoral de Porteirinha, no norte de Minas Gerais. 
Segundo a PM (Polícia Militar), o caso aconteceu por volta de 9h30 e a urna foi parcialmente danificada, mas os votos já registrados até esse horário foram recuperados e o equipamento substituído. 


Ainda de acordo com a PM, o suspeito teria votado e, em seguida, ateado fogo à urna utilizando gasolina. Ele foi preso em flagrante e a chama foi rapidamente controlada.
Esta não seria a primeira vez que o homem é detido pelo mesmo crime. Conforme a polícia, ele já havia sido preso anteriormente por atear fogo em três cadeiras de uma agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Janaúba, na mesma região.
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
APOSENTADA FERIDA APÓS ESCORREGAR EM SANTINHOS VOTA NO 2º TURNO

A aposentada Rosa Maria Stancati que se feriu no primeiro turno após escorregar em santinhos voltou ao local de do acidente neste domingo (26), em São Carlos (SP), para votar  e escolher o candidato dela à Presidência da República. Maquiada, a idosa de 70 anos, que por lei não é mais obrigada a voltar, levantou cedo para exercer a sua cidadania. “Estou muito feliz porque deu tudo certo. Naquele dia fiquei triste por ter não ter conseguido. Cumpro com a minha obrigação desde os 18 anos, quando tirei o título de eleitor”, relatou. 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
TELHADO DE LOCAL DE VOTAÇÃO CAI E FERE DUAS MULHERES
O telhado do corredor de uma escola que funciona como local de votação em Taubaté caiu e deixou duas mulheres feridas por volta das 9h deste domingo (26).
De acordo com a Polícia Militar, elas estavam saindo da seção 156 da escola estadual Álvaro Ortiz, no bairro São Gonçalo, quando as telhas e a estrutura de madeira que sustentavam parte do corredor desabaram. As vítimas tiveram escoriações superficiais e foram levadas ao Pronto Socorro. Ambas tiveram alta por volta das 11h. Uma criança que estava junto com as mulheres conseguiu sair a tempo e não foi atingida.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros se reúnem no local para avaliar se parte da escola precisará ser interditada. A votação continua sendo feita no local. Segundo bombeiros, a chuva da madurgada pode ter afetado a estrutura do prédio.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fontes: uol, g1, r7

terça-feira, 21 de outubro de 2014

A VIDA É...(LEIA E REFLITA)



A vida é muito curta,
Para perder tempo com besteiras.
A vida é muito longa,
Para esperar as coisas sem esforço.
Erre e conserte seus erros
Mas não se prenda com eles.
Não fique se questionando o tempo todo,
Algumas coisas não têm explicações!
Não se importe com o que as pessoas dizem de você,
Elas irão te julgar na maior parte do tempo!

Rancores, tristezas e mágoas,
Irão literalmente comer sua alma,
E te impedirá de viver!
Se livre desses sentimentos.
Você não precisa de motivos para as coisas que faz,
As vezes o que parece confuso para os outros
É o certo para você.
Corra atrás dos seus sonhos,
Aprenda, falhe e tente,
Ame, perdoe e cresça.
Você pode conquistar qualquer coisa.

Não pense demais.
Pensar demais estraga as coisas.
Viva intensamente.
Não perca tempo.
O tempo? É relativo.
Aproveite a sua vida.
Vida.
Quatro letras, uma palavra e vários sentidos.

Autor desconhecido

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

A CIDADE DOS RESMUNGOS





Era uma vez um lugar chamado Cidade dos Resmungos, onde todos resmungavam,
resmungavam, resmungavam. No verão, resmungavam que estava muito quente. No
inverno, que estava muito frio. Quando chovia, as crianças choramingavam porque não podiam sair. Quando fazia sol, reclamavam que não tinham o que fazer. Os vizinhos queixavam-se uns dos outros, os pais queixavam-se dos filhos, os irmãos
das irmãs. Todos tinham um problema, e todos reclamavam que alguém deveria fazer
alguma coisa.

Um dia chegou à cidade um mascate carregando um enorme cesto às costas. Ao perceber toda aquela inquietação e choradeira, pôs o cesto no chão e gritou:

- Ó cidadãos deste belo lugar! Os campos estão abarrotados de trigo, os pomares carregados de frutas. As cordilheiras estão cobertas de florestas espessas, e os vales banhados por rios profundos. Jamais vi um lugar abençoado por tantasconveniências e tamanha abundância. Por que tanta insatisfação? Aproximem-se, e eu lhes mostrarei o caminho para a felicidade.

Ora, a camisa do mascate estava rasgada e puída. Havia remendos nas calças eburacos nos sapatos. As pessoas riram que alguém como ele pudesse mostrar-lhescomo ser feliz. Mas enquanto riam, ele puxou uma corda comprida do cesto e a esticou entre os dois postes na praça da cidade.

Então segurando o cesto diante de si, gritou:

- Povo desta cidade! Aqueles que estiverem insatisfeitos escrevam seus problemasnum pedaço de papel e ponham dentro deste cesto. Trocarei seus problemas por felicidade!

A multidão se aglomerou ao seu redor. Ninguém hesitou diante da chance de selivrar dos problemas. Todo homem, mulher e criança da vila rabiscou sua queixanum pedaço de papel e jogou no cesto.

Eles observaram o mascate pegar cada problema e pendurá-lo na corda. Quando ele terminou, havia problemas tremulando em cada polegada da corda, de um extremo a outro. Então ele disse:

Agora cada um de vocês deve retirar desta linha mágica o menor problema que puder encontrar.

Todos correram para examinar os problemas. Procuraram, manusearam os pedaços de papel e ponderaram, cada qual tentando escolher o menor problema. Depois dealgum tempo a corda estava vazia.

Eis que cada um segurava o mesmíssimo problema que havia colocado no cesto. Cadapessoa havia escolhido os seu próprio problema, julgando ser ele o menor da corda.

Daí por diante, o povo daquela cidade deixou de resmungar o tempo todo. E sempreque alguém sentia o desejo de resmungar ou reclamar, pensava no mascate e na sua
corda mágica.

---------------------------------------------------------------------------------