segunda-feira, 30 de março de 2015

Piloto do avião da Germanwings, Patrick Sondenheimer: "Pelo amor de deus, abre a porta!" grita para o co-piloto





Áudio do Airbus mostra desespero do piloto: 'Pelo amor de Deus, abra a maldita porta'
Copiloto da aeronave, que teria derrubado o avião deliberadamente, sofria transtorno de ansiedade generalizada (TAG), segundo jornal francês
Áudios captados pela primeira caixa-preta recuperada dos destroços do avião da Germanwings indicam o desespero do piloto da aeronave ao ser impedido de retornar à cabine de comando. O capitão implora, aos berros, ao copiloto Andreas Lubitz que "abra a maldita porta" "pelo amor de Deus". Segundo as investigações, Lubitz agiu deliberadamente para derrubar o avião. Foram descobertas também evidências no apartamento de Lubitz em Düsseldorf, e na casa de seus pais, em Montabaur, que indicam que ele estava em tratamento psicológico.
Quando Lubitz já teria acionado o sistema de descida, e os controladores aéreos franceses tentaram, sem sucesso, contatar a aeronave às 10h32, a gravação registra o sinal de alarme automático de perda de altura, revelou neste domingo o jornal alemão Bild.
Imediatamente depois se ouve um forte golpe, como se alguém tentasse abrir com um chute a porta da cabine, e a voz do capitão, Patrick Sondenheimer, gritando: "Pelo amor de deus, abre a porta!". Ao fundo é possível ouvir os gritos dos passageiros.
Às 10h35, quando o avião ainda estava a 7.000 metros de altura, a gravação registrou "ruídos metálicos fortes contra a porta da cabine" como se ela estivesse sendo golpeada. Noventa segundos depois, a 5.000 metros de altura, um novo alarme é ativado, e é possível ouvir o piloto gritar: "Abra essa maldita porta!".
Às 10h38, ainda a cerca de 4.000 metros de altura, é possível ouvir a respiração do copiloto, que não diz nada. Às 10h40, o aparelho toca a montanha com a asa direita e de novo são ouvidos gritos dos passageiros, os últimos sons registrados pela caixa-preta.
A gravação resgatada revelou também como o capitão, às 10h27 e a 11.600 metros de altura, pede ao copiloto que comece a preparar a aterrissagem em Düsseldorf, ao que Lubitz responde, entre outras palavras, com um "tomara" e um "vamos ver".
Após decolar com atraso de Barcelona, o comandante tinha explicado ao copiloto que não tinha tido tempo de ir ao banheiro, e Lubitz ofereceu assumir o comando da aeronave em qualquer momento. Depois do controle para preparar a aterrissagem o copiloto volta a oferecer ao comandante assumir o comando para que ele possa ir ao banheiro. Dois minutos mais tarde, Sondenheimer diz: "Pode assumir o comando". Então é ouvido o barulho de uma cadeira e da porta se fechando. Exatamente às 10h29 o radar registrou a primeira diminuição de altitude do avião.
Transtorno de ansiedade - O copiloto sofria de transtorno de ansiedade generalizada (TAG), segundo informou neste domingo o jornal francês Le Parisien. De acordo com a publicação, os médicos que o atenderam aplicaram injeções de olanzapina, que tem efeito antipsicótico, e recomendaram que Lubitz praticasse esportes para recuperar a autoconfiança. Lubitz também aparentava ter problemas com o sono, para o que foi recomendado que usasse o antidepressivo agomelatina.

 http://veja.abril.com.br

MORRE A JORNALISTA BEATRIZ THIELMANN DA GLOBO



A jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morreu em São Paulo neste domingo (29). A repórter tinha 63 anos e lutava contra um câncer. Ela deixa dois filhos e dois netos.
Beatriz Thielmann (Foto: Renato Velasco/TV Globo)
Beatriz Thielmann morre aos 63 anos
Em nota, a Rede Globo diz: "Para os colegas, a perda é irreparável. A direção da Globo ressalta que Beatriz era uma profissional brilhante e uma colega de trabalho sem igual".
Com mais de 30 anos de carreira, Beatriz Theilmann cobriu importantes momentos do país, como a promulgação da Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, a eleição e morte de Tancredo Neves, a implantação do Plano Cruzado, a Eco-92, os Jogos Pan-Americanos e a visita do Papa Francisco ao Rio.
Beatriz Helena Monteiro da Silva Thielmann foi a primeira repórter da TV Globo a entrevistar Fidel Castro, em 1987. Ela viajou junto com o ministro das Relações Exteriores na época, Abreu Sodré, e mais uma equipe de sete jornalistas e colunistas. Era a única repórter de televisão. A jornalista também acompanhou, por quase 20 dias, uma viagem do então presidente da República, José Sarney, à União Soviética e ao Leste Europeu.

Em 2003, escreveu o livro “De mulheres para mulheres” com a médica Odilza Vidal, contando o que a medicina apresentava de novo para a vida da mulher depois dos 40 anos. Beatriz também roteirizou e dirigiu dois documentários. Um foi “O Bicho Dá. O Bicho Toma”, em 2005, a convite da ONG Renctas, que luta pela preservação dos animais silvestres. O outro foi em 2007, “Vento Bravo”, documentário sobre a história musical de Edu Lobo, que dirigiu em parceria com a jornalista Regina Zappa.

http://g1.globo.com

Para os agricultores se espantarem!!! Vejam a macaxeira gigante no Ceará.



Macaxeira gigante quebra recorde no Ceará e faz sucesso entre moradores
Macaxeira, também conhecida como mandioca ou aipim, tem 112 quilos.
Raiz é a maior do CE, segundo Ematerce, e faz sucesso na cidade.
Um agricultor de São Luís do Curu, no interior do Ceará, colheu nesta semana uma macaxeira gigante, de 112 quilos. A raiz comestível é também conhecida como macaxeira ou aipim em outras regiões do Brasil.
A macaxeira gigante colhida pelo técnico agrícola Antônio Alzemar fez tanto sucesso na cidade que as pessoas tiram foto enquanto ele desfila nas ruas de São Luís do Curu. O tubérculo foi plantado no quintal de Alzemar há um ano e três meses e surpreendeu pelo tamanho.
“Comecei a arrancar, quando vi, me assustei. Fui cortando, tirando a macaxeira. Tentei puxar sozinho e não conseguiu, chamei meu filho que me ajudou a tirar ela toda”, conta Alzemar.
A maior macaxeira encontrada no Ceará tinha 55 quilos, segundo a Empresa de Assistência Técnica Rural do Ceará (Ematerce), e essa tem mais que o dobro.

http://g1.globo.com/ceara/noticia