sábado, 13 de agosto de 2016

SUCURI DE 4M ENGOLE ONÇA, APÓS LUTA

Sucuri de 4m engole onça adulta após briga; registro é inédito, diz estudo

Uma luta entre uma cobra e uma onça chamou a atenção de pesquisadores do mundo todo. O registro, feito em Promissão, no interior de São Paulo, pode mudar os conceitos sobre a cadeia alimentar, segundo o estudo. O caso aconteceu no ano passado na cidade, mas só foi divulgado nesta semana, depois de ser publicado em uma revista científica especializada em felinos. Uma sucuri de 4,20 metros e 92 quilos engoliu uma onça adulta, mas ficou muito machucada e acabou morrendo.

Onças são monitoradas com colar

Segundo a publicação Cat News, do Grupo de Especialistas em Felinos do Comitê de Sobrevivência das Espécies da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN/SSC), o fato é considerado o primeiro relato na história em que uma sucuri engoliu uma onça adulta e é incomum, pois mostra animais do topo da cadeia alimentar se enfrentando.

O fato foi comprovado por meio do exame de necropsia do réptil, que foi realizado no zoológico de Bauru. O diretor do local, Luiz Pires, explica a importância dessa descoberta. “Isso muda alguns conceitos do relacionamento da cadeia alimentar e principalmente mostra que a degradação dos ambientes está sendo muito mais rápido do que a gente consegue constatar da realidade desses animais. Então, com certeza foi um relato comprovado que vai mudar o conceito com relação a esses predadores”, afirma o diretor do zoológico de Bauru.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário