quarta-feira, 22 de junho de 2016

O que pode acontecer se você segurar o xixi?

A bexiga é capaz de suportar meio litro de xixi, mas quais os riscos relacionados à exploração contínua dessa capacidade?

Pode não parecer, mas a bexiga de um adulto pode armazenar até meio litro de xixi antes de enviar sinais para o cérebro avisando que precisa ser esvaziada. Isso acontece porque a parede da bexiga é cheia de minúsculos receptores que se comunicam com o cérebro a fim de avisar sobre a capacidade. Felizmente a maioria das pessoas possui total controle sobre essa função, por isso, quando a mensagem é recebida, optamos por aliviar a vontade de imediato.

No entanto, você pode estar muito longe de um banheiro, pode estar no meio de uma cena muito importante de um filme ou pode simplesmente estar com preguiça. Sendo assim, o que realmente acontece com o nosso corpo quando seguramos o xixi?

Uma vez que você tenha negado esse alívio ao seu corpo, os esfíncteres cilíndricos em sua bexiga fecham-se firmemente para que toda a urina seja mantida e não vaze através da uretra. Esses pequenos músculos são ótimos no que fazem, por isso que você consegue tomar essa decisão de segurar o xixi diversas vezes.

No entanto, se você possui o hábito de segurar o xixi por muito tempo, está correndo o risco de se submeter a efeitos muitos graves no futuro, incluindo uma infecção urinária. Segurar o xixi constantemente pode enfraquecer os músculos da bexiga, o que poderá causar retenção urinária – uma condição muito temida e dolorosa que impede que você se livre totalmente da urina, independentemente do tamanho de sua vontade. Além disso, também pode expor o corpo a bactérias potencialmente prejudiciais, que podem causar uma infecção no trato urinário.

As informações são do Jornal da Ciência.