domingo, 4 de novembro de 2018

Quando começou o horário de verão?

horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1 de outubro de 1931, através do Decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. É designado pela sigla internacional e equivale a UTC −2 (salvo em MT e MS, onde equivale a UTC −3, e sua sigla internacional é AMST (Amazon Summer Time)


Houve vários períodos em que este horário não foi adotado, porém desde 1985 o horário de verão é adotado anualmente. Ao longo do tempo a abrangência (inicialmente nacional) foi reduzida sucessivas vezes até que em 2003 atingiu a atual. Até 2007, a duração e a abrangência geográfica do horário de verão eram definidas anualmente por decreto da Presidência da República. Em 8 de setembro de 2008 foi publicado, pela Casa Civil da Presidência da República Brasileira, o decreto N° 6558 que definiu regras para as datas de início e término do horário de verão no Brasil.


Atualmente, o horário de verão é adotado nas regiões SulSudeste, e Centro-Oeste. Depois de oito anos sem observá-lo, o estado da Bahia, no Nordeste, aderiu em 2011. Em 2012, no entanto, a Bahia voltou atrás nessa decisão.

O horário de verão teve início na madrugada deste domingo (4), mesmo dia de aplicação da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). À meia-noite de ontem (3), os brasileiros das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, que abrangem dez estados e o Distrito Federal, devem adiantar o relógio em uma hora.

Com a vigência do horário especial, o Brasil terá quatro fusos diferentes, uma vez que os estados das regiões Norte e Nordeste permanecerão no horário normal. 



Referencias
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1rio_de_ver%C3%A3o_no_Brasil
https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2018/11/horario-de-verao-e-adotado-a-partir-da-madrugada-deste-domingo.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário