quinta-feira, 19 de abril de 2012

19 DE ABRIL DIA DO TUPINIQUINS, TUPINAMBÁS, TAMOIOS, CAETÉS, POTIGUARAS E TABAJARAS E TANTOS OUTROS

Hoje comemoramos o dia do Índio.
Na aula passada de História do Brasil, orientada pelo Professor Eduardo Martins, cientificou ainda mais a história dos ìndios e a colonização brasileira..
Ao chegar aqui no Brasil denominaram todo aquele povo de "índios" por acreditarem ter chegado às Índias, portanto, não foram denominados índios porque eram os donos da terra e, sim porque estavam habitando estas terras.
Mas, de lá para cá, houve vários desgastes humanos desse povo, que ainda hoje são os donos desta terra (não vi nenhum documento em que eles passaram estas terras para Portugal e/ou Espanha, então continuam os donos), e hoje lutam em desigualdade pelo pedaço de terra que ainda resta.
Na tentativa de perpetuar a civilização de "índios" muitos se adequam à sociedade branca, ou seja, falam a nossa língua, estudam, são políticos e, não obstante também continuam sofrendo as mesmas violências.
(AUTOR DO BLOG)



Urubu, sabiá, carioca, mandioca, abacaxi. Muitas palavras como estas, usadas no dia-a-dia, vêm do tupi, uma das línguas mais faladas pelos " índios" que habitavam o Brasil quando os portugueses chegaram aqui. Eram aproximadamente 3 milhões de nativos. Hoje, segundo a Funai, restam pouco mais de 260 mil, distribuídos em 128 reservas. Sua influência está presentenão só na língua, mas em muitos outros aspectos da cultura brasileira. Poucos índios, no entanto, mantêm sua própria cultura. Continuam sendo dizimados pela mesma razão de sempre: a posse da terra.
O dia 19 de abril é um alerta em favor do respeito e da preservação dos povos indígenas.
 (www.quediaehoje.net )

Nenhum comentário:

Postar um comentário