Para
iniciar este post, quero apenas salientar que estamos no 5º semestre do curso
de pedagogia e os assuntos e “problemas” vem como um teste para o nosso
psicológico, portanto ficamos tipo “à flor da pele” para certas coisas. Mas a
meu ver, em termos percentuais, 70% da resolução dos problemas vem do
amadurecimento como pessoa, pois temos condições necessárias para
diagnosticar
e confrontar pros e contras. Jamais, as relações atípicas ou que aconteçam pelo
conviver pode alterar os nossos conceitos outrora adquiridos. A nossa
transformação pessoal é fruto da época da qual os sujeitos foram ambientados,
permanecendo dentro de cada um, certos tipos de culturas, que convenhamos, é de
alta importância para a mesma formação pessoal, então a época é primordial para
a caracterização do “eu”, onde hoje em dia se torna “normal” a fervura no ato
de uma opinião de um colega.
O
meu psicológico, e isso é super importante ser assim, é um o de meu colega é
outro (mesmo que a cultura sejam da mesma época), e o que vale é a forma como
os conceitos entram, por qual porta eles entram, se permissionados ou
pressionados, pois tem uma certa relevância.
Esta
é uma opinião minha sobre a formação de conceitos que cada um tem quando
confrontados a um problema o que valida a busca de soluções.
Mas,
quero apenas mencionar que estou atrasado na postagem, pois já estamos na
disciplina de junho e hoje vou falar da disciplina de “PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
ESCOLAR E DO ENSINO” que teve seu “fim” no sábado dia – 02 de junho de 2012 .
E
portanto com este post vou fazer um resumo (eu ia escrever “breve resumo” como
costumamos ler ou até mesmo escrever em revistas, etc, eu considero um erro,
pois o resumo sempre é breve, quanto ao contexto do assunto) da disciplina.
O RESUMO...
Elisangela
e as suas dinâmicas, e sempre culminava no abraço e um doce com palavras doces,
acolhedoras e sensíveis ao ego humano. A
apostila foi por completa estudada e avaliada, tivemos que entrar “fundo” no
assunto de planejamento, uma vez que teve um sábado que fizemos um plano de
aula e logo na semana posterior foi-se utilizado o mesmo para uma aula para os
educando universitários como se eles fossem os educandos do fundamental.
Todos
se saíram extremamente bem, mas tem-se uma concordância no fato, já que 85% da
sala já está em exercício ou deixou há pouco tempo, com exceção do : Cosmo
(eu), Márcio, Silas, Jéssica, Jairo.
O
filme desta disciplina, foi “O TRIUNFO”, que já havíamos assistido em outra
disciplina, mas isso não atrapalhou a expectativa da aprendizagem que
adquirimos em uma segunda passagem do filme. Se, bem me lembro que o filme “A
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS” também assistimos duas vezes em disciplinas
anteriores e não atrapalhou na aprendizagem, mas houve sim uma adequação à
disciplina no momento.
O
filme foi extraordinário, que em qualquer momento de discussão ele era
mencionado, devido às estratégias, planejamentos e metodologias utilizadas pelo
professor. Além de incluir situações que possivelmente iremos vivenciar, é uma
lição de superação, confrontação com as dificuldades existenciais nas escolas e
a marca maior de um professor, repassar conhecimento e formação de cidadão,
perfazendo os sentidos éticos e morais que o aluno deve obter na escola.
Conforme
denota a lei constituinte do Brasil onde a máxima é uma palavra: DEMOCRACIA, e
correspondente a ela foi que Elisangela concordou na sentença matemática, da
seguinte forma ou formula ( ASSIDUIDADE + PONTUALIDADE = SABADO TODO DE
SEMINARIO) *sem restrinção de tempo. Então, completamente “livres” da
apresentação por tempo, nossos universitários deram um show de seminário, onde
o conforto, a liberdade e a espontaneidade eram características marcantes
deles.
Espera...
Esqueci
que, também teve um acordo entre o período democrático e a finalização da
disciplina – Elisangela queria avaliar, textualmente (prova) após o seminário –
mas, ela percebeu que a sua avaliação da disciplina já estava sendo feita ao
longo dos 4 sábados que havia inserido a aprendizagem, portanto não foi dado a
prova (se bem que Ana Maria elaborou uma avaliação como parte do seminário, e
coincidentemente na avaliação continha perguntas da prova da Elisangela, o que
testificou a aprendizagem).
Por isso, há a certeza de que palavras ditas são
como a sombra, basta colocar outra maior para mudar o formato e nossa aprendizagem foi bem maior do que uma prova. O tempo muda e
os pensamentos se adequam à mudança, com grande destaque a constante avaliação
do ser humano.
Agradecemos à Professora Elisangela Santos a
aprendizagem adquirida nesta disciplina.
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