sábado, 31 de agosto de 2013

Uso do Facebook ativa área do cérebro ligada à recompensa

BERLIM, Alemanha. A intensidade do uso do Facebook pode ser prevista pela atividade na área de recompensa do cérebro, de acordo com um novo estudo publicado na revista “Frontiers in Human Neuroscience”.

Motivação
No primeiro estudo a relacionar a atividade cerebral ao uso das mídias sociais, os pesquisadores observaram, em 31 participantes, a atividade nos circuitos de recompensa do cérebro, o núcleo “accumbens” – uma pequena estrutura localizada no centro do cérebro, relacionada à sensação de prazer, incluindo comida, dinheiro, sexo e ganhos de reputação.
“Como seres humanos, nos preocupamos com nossa reputação. No mundo de hoje, um caminho para lidar com isso é através das mídias sociais”, diz Dar Meshi, autor do estudo e pesquisador de pós-doutorado na Universidade Freie, em Berlim, na Alemanha.
O Facebook é a maior mídia social do mundo, com 1,2 bilhão de usuários mensais, e foi usado no estudo porque as interações no site são realizadas com base nos amigos do usuário, que, em última análise, podem afetar sua reputação “curtindo” ou não as informações postadas.
Todos os participantes completaram a Escala de Intensidade Facebook para determinar quantos amigos cada participante tinha, quantos minutos cada um passou no Facebook e outros pensamentos gerais.
Feedback. Os voluntários participaram de uma entrevista em vídeo e, em seguida, foram informados do que as pessoas achavam deles e de outro participante. Eles também realizaram uma tarefa com cartão para ganhar dinheiro. Pesquisadores registraram neuroimagem funcional (fMRI) durante esses procedimentos.
Os resultados mostraram que os participantes que receberam feedback positivo sobre si produziram ativação mais forte do núcleo “accumbens” do que quando lhes foi mostrado o feedback positivo que outra pessoa recebeu. A força dessa diferença correspondeu à intensidade de uso do Facebook de cada um dos participantes.
“Nosso estudo revela que o tratamento dos ganhos sociais em reputação no núcleo “accumbens” esquerdo prevê a intensidade do uso de Facebook entre os indivíduos”, diz Meshi.
Atualização de uso
No Brasil.  O Facebook está enviando a seus usuários no Brasil um comunicado geral informando que está propondo atualizações à política de uso de dados e à declaração de direitos e responsabilidades. 

Opinião. Segundo o diretor de políticasde privacidade do Facebook, Erin Egan, o usuário pode consultar as atualizações na guia Documentos da página de Governança do site, e, nos próximos sete dias, deixar seus comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário