01
– Antes de tudo, tenha certeza de que o que você está lidando é
HIPERATIVIDADE. Definitivamente não
é tarefa dos
professores
diagnosticar a
HIPERATIVIDADE, mas você
pode e deve
questionar.
Especificamente tenha certeza de alguém tenha testado
a audição
e a visão
da criança recentemente
e tenha certeza
também
de que outros problemas médicos tenham sido resolvidos. Tenha certeza
de que uma
avaliação adequada foi
feita. Continue
questionando
até que se sinta convencido. A responsabilidade disso
tudo é
dos pais e
não dos professores,
mas o professor
pode
contribuir
para o processo.
02
– Segundo, prepare-se para
suportar. Ser uma
professora na
sala de
aula onde há
dois ou três alunos com HIPERATIVIDADE
pode
ser extremamente cansativo. Tenha certeza de que você pode
tem o
apoio da escola
e dos pais.
Tenha certeza de que há uma
pessoa
com conhecimento a qual você possa consultar quando tiver
um problema
(pedagogo, psicólogo infantil,
assistente social,
psicólogo
da escola ou pediatra), mas a formação da pessoa não é
realmente importante.
O que importa
é que ele
ou ela conheça
muito
sobre HIPERATIVIDADE, conheça
os recursos de
uma sala
de aula
e possa falar
com clareza. Tenha
certeza de que os pais
estão trabalhando
com você. Tenha
certeza de que
os colegas
podem
ajudar você.
03
– Conheça seus limites. Não tenha medo de pedir ajuda. Você,
como professor,
não pode querer
ser uma especialista
em
HIPERATIVIDADE.
Você deve sentir-se confortável em pedir ajuda
quando
achar necessário.
04
– PERGUNTE AO ALUNO
O QUE PODE
AJUDAR Estes
alunos
são sempre muito intuitivos. Eles sabem dizer a forma mais
fácil de
aprender, se você
perguntar. Eles ficam
normalmente
temerosos em
oferecer informação, voluntariamente, porque
isto
pode ser
algo muito ousado
ou extravagante. Mas
tente sentar
sozinho com
o aluno e
perguntar a ele,
como ele pode aprender
melhor.
O melhor especialista para dizer como o aluno aprende é o
próprio
aluno. É
assustadora a frequência
com que suas
opiniões
são
ignoradas ou não são solicitadas. Além do mais, especialmente
com
alunos mais velhos, tenha certeza de que ele entende o que é
HIPERATIVIDADE.
Isto vai ajudar muito a vocês dois.
05 –
Lembre-se de que
os alunos com HIPERATIVIDADE
necessitam de
estruturação. Eles precisam estruturar
o ambiente
externo, já
que não podem
se estruturar internamente
por si
mesmos.
Faça listas. Alunos com HIPERATIVIDADE se
beneficiam enormemente
quando têm uma
tabela ou lista
para
consultar quando
se perdem no que estão
fazendo. Eles
necessitam de
algo para fazê-las
lembrar das coisas.
Eles
necessitam de
previsões. Eles necessitam
de repetições. Eles
necessitam
de diretrizes. Eles precisam de limites. Eles precisam de
organização.
06
– LEMBRE-SE DA PARTE
EMOCIONAL DO APRENDIZADO
Estes
alunos necessitam de
um apoio especial
para encontrar
prazer na
sala de aula.
Domínio, ao invés de
falhas e frustrações.
Excitação,
ao invés de tédio e medo. É essencial prestar atenção às
emoções
envolvidas no processo de aprendizagem.
07
– Estabeleça regras.
Tenha-as por escrito
e fáceis de
serem
lidas. Os
launos se sentirão
seguros sabendo o
que é esperado
deles.
08
– Repita as diretrizes. Escreva as diretrizes. Fale das diretrizes.
Repita as
diretrizes. Pessoas com
HIPERATIVIDADE necessitam
ouvir
as coisas mais de uma vez.
09
– Olhe sempre nos olhos. Você pode “trazer de volta” um aluno
com HIPERATIVIDADE, através
dos olhos nos
olhos. Faça isto
sempre. Um
olhar pode tirar
um aluno do seu devaneio
ou dar-lhe
liberdade para
fazer uma pergunta
ou apenas dar-lhe
segurança
silenciosamente.
10
– Na sala de aula, coloque o aluno sentado próximo a sua mesa
ou
próximo de onde você fica a maior parte do tempo. Isto ajuda a
evitar
a distração que prejudica tanto estes alunos.
11
– Estabeleça limites,
fronteiras. Isto deve
ser devagar e com
calma, não
de modo punitivo.
Faça isto consistentemente,
previamente,
imediatamente e honestamente. Não seja complicado,
falando sem
parar. Estas discussões
longas são apenas
diversão.
Seja
firme.
12
– Preveja o máximo
que puder. Coloque o
plano no quadro
ou
na
mesa do aluno. Fale dele frequentemente. Se você for alterá-lo,
como
fazem os melhores professores, faça muitos avisos e prepare
o
aluno. Alterações e mudanças, sem aviso prévio, são
muito difíceis
para estes alunos. Eles
perdem a noção
das coisas.
Tenha um
cuidado especial e
prepare as mudanças
com a maior
antecedência
possível. Avise o que vai acontecer e repita os avisos
à
medida que a hora for se aproximando.
13
– Tente ajudar os alunos a fazerem a própria programação para
depois da
aula, esforçando-se para
evitar um dos
maiores
problemas
da HIPERATIVIDADE: o adiamento de uma ação.
14
– Elimine ou reduza
a frequência dos
testes de tempo.
Não há
grande valor
educacional nos testes
de tempo e eles
definitivamente não
possibilitam aos alunos
HIPERATIVOS
mostrarem
o que sabem.
15
– Propicie uma
espécie de válvula
de escape como,
por
exemplo,
sair da sala de aula por alguns instantes. Se isto puder ser
feito,
dentro das regras da escola, poderá permitir ao aluno deixar a
sala
de aula, ao invés de se desligar dela e, fazendo isto, começa a
aprender importantes
meios de auto-observação e
automonitoramento.
16
– Procure a qualidade, ao
invés de quantidade
dos deveres de
casa. Alunos
com HIPERATIVIDADE frequentemente necessitam
de uma
carga reduzida. Enquanto
estão aprendendo os
conceitos,
elas
devem ser livres. Eles vão utilizar o mesmo tempo de estudo e
não
vão produzir nem mais, nem menos, do que eles podem.
17 –
Monitore o progresso
frequentemente. Alunos com
HIPERATIVIDADE se
beneficiam enormemente com o frequente
retorno
do seu resultado. Isto ajuda a mantê-los na linha, possibilita
a eles
saber o que é
esperado e se
eles estão atingindo
as suas
metas,
e pode ser muito encorajador.
18
– Divida as grandes tarefas em tarefas menores. Esta é uma das
mais importantes
técnicas de ensino
dos alunos com
HIPERATIVIDADE.
Grandes tarefas abafam rapidamente os alunos
e
eles recuam a uma resposta emocional, do tipo, eu nunca vou ser
capaz
de fazer isto. Através da divisão, de tarefas em tarefas mais
simples, cada
parte pequena, o
suficiente, para ser
facilmente
trabalhada.
O aluno foge da sensação de abafado. Em
geral estes alunos podem fazer
muito mais do
que eles pensam.
Pela divisão
de tarefas o
professor pode permitir ao
aluno que
demonstre
a si mesmo a sua capacidade. Com os alunos menores,
isto pode
ajudar muito a
evitar acessos de
fúria pela frustração
antecipada. E
com os mais
velhos, pode ajudar
as atitudes
provocadoras que
elas têm frequentemente. E
isto vai ajudar
de
muitas
outras maneiras também. Você deve fazer isto durante todo
o
tempo.
19
– Permita-se brincar,
divertir. Seja extravagante,
não seja
normal. Faça
do seu dia
uma novidade. Alunos
com
HIPERATIVIDADE adoram
novidades. Eles respondem
às
novidades
com entusiasmo. Isto ajuda a manter a atenção – tanto a
deles
quanto a sua. Estes alunos são cheios de vida, eles adoram
brincar.
E acima de tudo, eles detestam ser molestados. Muitos dos
tratamentos para
eles envolvem coisas
chatas como estruturas,
programas, listas
e regras. Você
deve mostrar a
eles que estas
coisas
não estão necessariamente ligadas às pessoas, professores
ou
aulas chatas. Se você, às vezes, se fizer de bobo poderá ajudar
muito.
20
– Novamente, cuidado com a superestimulação. Como um barro
de
vaso no forno, o aluno pode ser queimado. Você tem que estar
preparado para
reduzir o calor.
A melhor maneira
de lidar com o
caos
na sala de aula é, em primeiro lugar, a prevenção.
21
– Esforce-se e
não se dê por satisfeito, tanto
quanto puder.
Estes
alunos convivem com o fracasso, e precisam de tudo o que é
positivo que
você puder oferecer.
O fracasso não
pode ser
superenfatizado: estes alunos
precisam e se
beneficiam com os
elogios. Eles
adoram o encorajamento. Eles
absorvem e crescem
com
isto. E sem isto, eles retrocedem e murcham. Frequentemente,
o mais
devastador aspecto da
HIPERATIVIDADE, não é
a
HIPERATIVIDADE propriamente
dita, e sim, o prejuízo
à auto-estima. Então, alimente
estes alunos com encorajamento e elogios.
22
– A memória é frequentemente um problema para eles. Ensine a
eles pequenas
coisas como mneumônicos
(auxiliadores de
memória,
estratégias para memorização), cartão de lembretes, etc.
Eles
normalmente têm problemas com o que Mel Levine chama de
Memória
do Trabalho Ativo, o espaço disponível no quadro da sua
mente, por
assim dizer. Qualquer coisa que
você inventar – rimas,
códigos,
dicas – pode ajudar muito a aumentar a memória.
23
– Use de resumos. Ensine resumido. Ensine sem profundidade.
Estas
técnicas não são fáceis para alunos com HIPERATIVIDADE,
mas, uma
vez aprendidas, podem
ajudar muito os alunos
a
estruturar e
moldar o que
está sendo ensinado,
do jeito que é
ensinado. Isto
vai ajudar a dar
ao aluno, o sentimento de
domínio
durante
o processo de aprendizagem, que é o que eles precisam, e
não,
a pobre
sensação de futilidade, que muitas vezes, definem
a
emoção
do processo de aprendizagem destes alunos.
24
– Avise sobre o
que vai falar, antes
de falar. Fale.
Então, fale
sobre
o que já falou. Já que, muitos alunos com HIPERATIVIDADE
aprendem melhor
visualmente do que pela voz,
se você puder
escrever o
que será falado
e como será falado, isto
poderá ser de
muita
ajuda. Este tipo de estruturação põe as idéias no lugar.
25
– Simplifique as instruções. Simplifique as opções. Simplifique a
programação. O palavreado mais
simples será mais
facilmente
compreendido. E
use uma linguagem
colorida. Assim como
as
cores,
a linguagem colorida prende a atenção.
26
– Acostume-se a dar retorno, o que vai ajudar o aluno a se tornar
auto-observador.
Aluno com HIPERATIVIDADE, tendem a
não ser
auto-observador.
Ele, normalmente, não tem idéia de como vão ou
como
tem se comportado. Tente
informá-lo de modo construtivo.
Faça perguntas
como: Você sabe o que
fez? ou Como
você acha
que poderia
ter dito isto
de maneira diferente?
ou Você acha
que
aquela menina
ficou triste quando
você disse o
que disse?. Faça
perguntas
que promovam a auto-observação.
27
– Mostre as expectativas explicitamente.
28
– Um sistema de pontos é uma possibilidade de mudar parte do
comportamento
(sistema de recompensa para os alunos menores).
Alunos
com HIPERATIVIDADE respondem muito bem às
recompensas e
incentivos. Muitos deles
são pequenos
empreendedores.
29
– Se o
aluno parece ter
problemas com as
dicas sociais –
linguagem do
corpo, tom de
voz, etc. ,
tente, discretamente,
oferecer sinais
específicos e explícitos,
como uma espécie
de
treinamento social.
Por exemplo, diga antes
de contar a sua
história, procure
ouvir primeiro a de outros
ou olhe para
a pessoa
enquanto ela
está falando. Muitos alunos
com HIPERATIVIDADE
são vistos como
indiferentes ou egocêntricos,
quando de fato
eles
apenas
não
aprenderam a interagir.
Esta habilidade não
vem
naturalmente em
todas os alunos, mas pode
ser ensinada ou
treinada.
30
– Aplique testes de habilidades.
31
– Faça o aluno se sentir envolvido nas coisas. Isto vai motivá-lo
e
a motivação ajuda a HIPERATIVIDADE.
32
– Separe pares ou trios ou até mesmo grupos inteiros de alunos
que
não se dão bem juntos. Você deverá fazer muitos arranjos.
33
– Fique atento à
integração. Estes alunos
precisam se sentir
enturmados, integrados.
Tão logo se
sintam enturmados, se
sentirão
motivados e ficarão mais sintonizados.
34
– Sempre que possível, devolva as responsabilidades ao aluno.
35
– Experimente um caderno “escola – casa – escola”. Isto pode
contribuir, realmente,
para a comunicação
pais – professores e
evitar reuniões
de crises. Isto ajuda
ainda, o frequente
retorno de
informação
que o aluno precisa.
36
– Tente utilizar relatórios diários de avaliação.
37
– Incentive uma estrutura do tipo auto-avaliação. Troca de idéias
depois
da aula, pode ajudar. Utilize também os intervalos de aula.
38
– Prepare-se para imprevistos.
Estes alunos necessitam saber,
com
antecedência, o que vai acontecer, de modo que eles possam
se
preparar. Se eles, de repente, se encontram num imprevisto, isto
pode
evitar excitação e inquietude.
39
– Elogios, firmeza, aprovação,
encorajamento e suprimento
de
sentimentos
positivos.
40
– Com os alunos mais velhos, faça com que escrevam pequenas
notas para
eles mesmos, para
lembrá-los das coisas.
Essencialmente,
eles anotam, não apenas o que é dito a eles, mas também, o que eles pensam.
Isto pode ajudá-los a ouvir melhor.
41
– Escrever à mão, às
vezes, é muito difícil
paras estes alunos.
Desenvolva alternativas.
Ensine como utilizar
teclados. Faça
ditados.
Aplique testes orais.
42
– Seja como um maestro: tenha a atenção da orquestra antes de
começar.
Você pode utilizar do silêncio ou bater o seu giz ou régua
para fazer
isto. Mantenha a
turma atenta, apontando
diferentes
partes
da sala como se precisasse da ajuda deles.
43
– Sempre que possível, prepare para que cada aluno tenha um
companheiro
de estudo para cada tema, se possível com o número
do
telefone (adaptado de Gary Smith).
44
– Explique e dê o tratamento normal a fim de evitar um estigma.
45
– Reúna-se com os pais frequentemente. Evite o velho sistema
de
se reunir apenas para resolver crises ou problemas.
46
– Incentive a leitura
em voz alta
em casa. Ler
em voz alta
na
sala de
aula, tanto quanto
for possível. Faça
o aluno recontar
histórias.
Ajude o aluno a a falar por tópicos.
47
– Repetir, repetir, repetir.
48 –
Exercícios físicos. Um dos melhores
tratamentos para
HIPERATIVIDADE,
em adultos ou crianças, é o exercício físico.
Exercícios pesados,
de preferência. A ginástica
ajuda a liberar
o
excesso de
energia, ajuda a
concentrar a atenção,
estimula certos
hormônios e
neurônios que são
benéficos. E ainda
é divertido.
Assegure-se de
que o exercício
seja realmente divertido,
porque
deste
modo, o aluno continuará fazendo, para o resto da vida.
49
– Com os
mais velhos a
preparação para a
aula deve ser
feita
antes
de entrar na sala. A melhor idéia é que o aluno já saiba o que
vai ser
discutido em um
certo dia e
o material que
provavelmente
será
utilizado.
50
– Esteja sempre atento às dicas do momento. Estes alunos são
muitos
mais talentosas e artísticos do que parecem. Eles são cheios
de
criatividade, alegria, espontaneidade e bom humor. Eles tendem
a
ser resistentes, sempre agarrados ao passado. Eles tendem a ser
generosos de
espírito, felizes de
poder ajudar alguém.
Eles,
normalmente,
têm algo especial que engrandece qualquer coisa em
que
estão envolvidos. Lembre-se, de que no meio do barulho existe
uma
sinfonia, uma sinfonia que precisa ser escrita.
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