segunda-feira, 7 de outubro de 2013

50 DICAS PARA A ADMINISTRAÇÃO DE HIPERATIVIDADE EM SALA DE AULA



01 – Antes de tudo, tenha certeza de que o que você está lidando é
HIPERATIVIDADE.  Definitivamente  não  é  tarefa  dos  professores
diagnosticar  a  HIPERATIVIDADE,  mas  você  pode  e  deve
questionar. Especificamente tenha certeza de alguém tenha testado
a  audição  e  a  visão  da  criança  recentemente  e  tenha  certeza
também de que outros problemas médicos tenham sido resolvidos. Tenha  certeza  de  que  uma  avaliação  adequada  foi  feita.  Continue
questionando até que se sinta convencido. A responsabilidade disso
tudo  é  dos  pais  e  não  dos  professores,  mas  o  professor  pode
contribuir para o processo. 
02 – Segundo,  prepare-se  para  suportar.  Ser  uma  professora  na
sala  de  aula  onde    dois ou  três alunos com  HIPERATIVIDADE
pode ser extremamente cansativo. Tenha certeza de que você pode
tem  o  apoio  da  escola  e  dos  pais.  Tenha  certeza  de  que    uma
pessoa com conhecimento a qual você possa consultar quando tiver
um  problema  (pedagogo,  psicólogo  infantil,  assistente  social,
psicólogo da escola ou pediatra), mas a formação da pessoa não é
realmente  importante.  O  que  importa  é  que  ele  ou  ela  conheça
muito sobre  HIPERATIVIDADE,  conheça  os  recursos  de  uma  sala
de  aula  e  possa  falar  com  clareza.  Tenha  certeza  de  que  os  pais
estão  trabalhando  com  você.  Tenha  certeza  de  que  os  colegas
podem ajudar você.
03 – Conheça seus limites. Não tenha medo de pedir ajuda. Você,
como  professor,  não  pode  querer  ser  uma  especialista  em
HIPERATIVIDADE. Você deve sentir-se confortável em pedir ajuda
quando achar necessário.
04 –  PERGUNTE AO    ALUNO  O  QUE  PODE  AJUDAR  Estes
alunos são sempre muito intuitivos. Eles sabem dizer a forma mais
fácil  de  aprender,  se  você  perguntar.  Eles  ficam  normalmente
temerosos  em  oferecer  informação,  voluntariamente,  porque  isto
pode  ser  algo  muito  ousado  ou  extravagante.  Mas  tente   sentar
sozinho  com  o  aluno  e  perguntar  a  ele,  como  ele pode  aprender
melhor. O melhor especialista para dizer como o aluno aprende é o
próprio aluno.  É  assustadora  a  frequência  com  que  suas  opiniões
são ignoradas ou não são solicitadas. Além do mais, especialmente
com alunos mais velhos, tenha certeza de que ele entende o que é
HIPERATIVIDADE. Isto vai ajudar muito a vocês dois. 
05    Lembre-se  de  que  os  alunos  com  HIPERATIVIDADE
necessitam  de  estruturação.  Eles precisam  estruturar  o  ambiente
externo,    que  não  podem  se  estruturar  internamente  por si
mesmos. Faça listas. Alunos com HIPERATIVIDADE se 

beneficiam  enormemente  quando  têm  uma  tabela  ou  lista  para
consultar  quando  se  perdem  no  que  estão  fazendo.  Eles
necessitam  de  algo  para  fazê-las  lembrar  das  coisas.  Eles
necessitam  de  previsões.  Eles  necessitam  de  repetições.  Eles
necessitam de diretrizes. Eles precisam de limites. Eles precisam de
organização. 
06 – LEMBRE-SE  DA  PARTE  EMOCIONAL  DO  APRENDIZADO
Estes alunos  necessitam  de  um  apoio  especial  para  encontrar
prazer  na  sala  de  aula.  Domínio, ao  invés  de  falhas  e  frustrações.
Excitação, ao invés de tédio e medo. É essencial prestar atenção às
emoções envolvidas no processo de aprendizagem.
07 –  Estabeleça  regras.  Tenha-as  por  escrito  e  fáceis  de  serem
lidas.  Os  launos  se  sentirão  seguros  sabendo  o  que  é  esperado
deles.
08 – Repita as diretrizes. Escreva as diretrizes. Fale das diretrizes.
Repita  as  diretrizes.  Pessoas  com  HIPERATIVIDADE  necessitam
ouvir as coisas mais de uma vez.
09 – Olhe sempre nos olhos. Você pode “trazer de volta” um aluno
com   HIPERATIVIDADE,  através  dos  olhos  nos  olhos.  Faça  isto
sempre.  Um  olhar  pode  tirar  um aluno do  seu  devaneio  ou  dar-lhe
liberdade  para  fazer  uma  pergunta  ou  apenas  dar-lhe  segurança
silenciosamente. 
10 – Na sala de aula, coloque o aluno sentado próximo a sua mesa
ou próximo de onde você fica a maior parte do tempo. Isto ajuda a
evitar a distração que prejudica tanto estes alunos. 
11 –  Estabeleça  limites,  fronteiras.  Isto  deve  ser  devagar  e  com
calma,  não  de  modo  punitivo.  Faça  isto  consistentemente,
previamente, imediatamente e honestamente. Não seja complicado,
falando  sem  parar.  Estas  discussões  longas  são  apenas  diversão.
Seja firme. 
12 – Preveja  o  máximo  que  puder.  Coloque o  plano  no  quadro  ou
na mesa do aluno. Fale dele frequentemente. Se você for alterá-lo,
como fazem os melhores professores, faça muitos avisos e prepare
o aluno. Alterações e mudanças, sem aviso prévio, são 

muito  difíceis  para  estes alunos.  Eles  perdem  a  noção  das  coisas.
Tenha  um  cuidado  especial  e  prepare  as  mudanças  com  a  maior
antecedência possível. Avise o que vai acontecer e repita os avisos
à medida que a hora for se aproximando. 
13 – Tente ajudar os alunos a fazerem a própria programação para
depois  da  aula,  esforçando-se  para  evitar  um  dos  maiores
problemas da HIPERATIVIDADE: o adiamento de uma ação. 
14 – Elimine  ou  reduza  a  frequência  dos  testes  de  tempo.  Não 
grande  valor  educacional  nos  testes  de  tempo  e  eles
definitivamente  não  possibilitam  aos  alunos  HIPERATIVOS
mostrarem o que sabem. 
15 –  Propicie  uma  espécie  de  válvula  de  escape  como,  por
exemplo, sair da sala de aula por alguns instantes. Se isto puder ser
feito, dentro das regras da escola, poderá permitir ao aluno deixar a
sala de aula, ao invés de se desligar dela e, fazendo isto, começa a
aprender  importantes  meios  de  auto-observação  e
automonitoramento. 
16 – Procure  a  qualidade, ao  invés  de  quantidade  dos  deveres  de
casa.  Alunos  com  HIPERATIVIDADE  frequentemente  necessitam
de  uma  carga  reduzida.  Enquanto  estão  aprendendo  os  conceitos,
elas devem ser livres. Eles vão utilizar o mesmo tempo de estudo e
não vão produzir nem mais, nem menos, do que eles podem. 
17    Monitore  o  progresso  frequentemente.  Alunos  com 
HIPERATIVIDADE  se  beneficiam  enormemente  com  o  frequente
retorno do seu resultado. Isto ajuda a mantê-los na linha, possibilita
a  eles  saber  o  que  é  esperado  e  se  eles  estão  atingindo  as  suas
metas, e pode ser muito encorajador. 
18 – Divida as grandes tarefas em tarefas menores. Esta é uma das
mais  importantes  técnicas  de  ensino  dos  alunos  com 
HIPERATIVIDADE. Grandes tarefas abafam rapidamente os alunos
e eles recuam a uma resposta emocional, do tipo, eu nunca vou ser
capaz de fazer isto. Através da divisão, de tarefas em tarefas mais
simples,  cada  parte  pequena,  o  suficiente,  para  ser  facilmente
trabalhada. O aluno foge da sensação de abafado. Em 

geral  estes alunos podem  fazer  muito  mais  do  que  eles  pensam.
Pela  divisão  de  tarefas  o  professor  pode  permitir ao  aluno  que
demonstre a si mesmo a sua capacidade. Com os alunos menores,
isto  pode  ajudar  muito  a  evitar  acessos  de  fúria  pela  frustração
antecipada.  E  com  os  mais  velhos,  pode  ajudar  as  atitudes
provocadoras  que  elas  têm  frequentemente.  E  isto  vai  ajudar  de
muitas outras maneiras também. Você deve fazer isto durante todo
o tempo. 
19 –  Permita-se  brincar,  divertir.  Seja  extravagante,  não  seja
normal.  Faça  do  seu  dia  uma  novidade.  Alunos  com 
HIPERATIVIDADE  adoram  novidades.  Eles  respondem  às
novidades com entusiasmo. Isto ajuda a manter a atenção – tanto a
deles quanto a sua. Estes alunos são cheios de vida, eles adoram
brincar. E acima de tudo, eles detestam ser molestados. Muitos dos
tratamentos  para  eles  envolvem  coisas  chatas  como  estruturas,
programas,  listas  e  regras.  Você  deve  mostrar  a  eles  que  estas
coisas não estão necessariamente ligadas às pessoas, professores
ou aulas chatas. Se você, às vezes, se fizer de bobo poderá ajudar
muito.
20 – Novamente, cuidado com a superestimulação. Como um barro
de vaso no forno, o aluno pode ser queimado. Você tem que estar
preparado  para  reduzir  o  calor.  A  melhor  maneira  de  lidar  com  o
caos na sala de aula é, em primeiro lugar, a prevenção.
21 –  Esforce-se  e  não  se  dê por satisfeito,  tanto  quanto  puder.
Estes alunos convivem com o fracasso, e precisam de tudo o que é
positivo  que  você  puder  oferecer.  O  fracasso  não  pode  ser
superenfatizado:  estes alunos  precisam  e  se  beneficiam  com  os
elogios.  Eles  adoram  o  encorajamento.  Eles  absorvem  e crescem
com isto. E sem isto, eles retrocedem e murcham. Frequentemente,
o  mais  devastador  aspecto  da  HIPERATIVIDADE,  não  é  a 
HIPERATIVIDADE  propriamente  dita,  e  sim,  o  prejuízo  à  auto-estima. Então, alimente estes alunos com encorajamento e elogios. 
22 – A memória é frequentemente um problema para eles. Ensine a
eles  pequenas  coisas  como  mneumônicos  (auxiliadores  de
memória, estratégias para memorização), cartão de lembretes, etc.
Eles normalmente têm problemas com o que Mel Levine chama de 


Memória do Trabalho Ativo, o espaço disponível no quadro da sua
mente,  por  assim dizer.  Qualquer coisa  que  você  inventar – rimas,
códigos, dicas – pode ajudar muito a aumentar a memória. 
23 – Use de resumos. Ensine resumido. Ensine sem profundidade.
Estas técnicas não são fáceis para alunos com HIPERATIVIDADE,
mas,  uma  vez  aprendidas,  podem  ajudar  muito os  alunos  a
estruturar  e  moldar  o  que  está  sendo  ensinado,  do  jeito  que  é
ensinado.  Isto  vai  ajudar  a  dar ao aluno, o  sentimento  de  domínio
durante o processo de aprendizagem, que é o que eles precisam, e
não, a  pobre  sensação  de  futilidade, que  muitas  vezes, definem  a
emoção do processo de aprendizagem destes alunos. 
24 – Avise  sobre  o  que  vai  falar, antes  de  falar.  Fale.  Então, fale
sobre o que já falou. Já que, muitos alunos com HIPERATIVIDADE
aprendem  melhor  visualmente  do  que  pela  voz,  se  você  puder
escrever  o  que  será  falado  e como será  falado,  isto  poderá  ser de
muita ajuda. Este tipo de estruturação põe as idéias no lugar. 
25 – Simplifique as instruções. Simplifique as opções. Simplifique a
programação.  O  palavreado  mais  simples  será  mais  facilmente
compreendido.  E  use  uma  linguagem  colorida.  Assim  como  as
cores, a linguagem colorida prende a atenção. 
26 – Acostume-se a dar retorno, o que vai ajudar o aluno a se tornar
auto-observador. Aluno com  HIPERATIVIDADE, tendem  a  não  ser
auto-observador. Ele, normalmente, não tem idéia de como vão ou
como tem se  comportado.  Tente  informá-lo de  modo  construtivo.
Faça  perguntas  como:  Você  sabe  o  que  fez?  ou  Como  você  acha
que  poderia  ter  dito  isto  de  maneira  diferente?  ou  Você  acha  que
aquela  menina  ficou  triste  quando  você  disse  o  que  disse?.  Faça
perguntas que promovam a auto-observação. 
27 – Mostre as expectativas explicitamente. 
28 – Um sistema de pontos é uma possibilidade de mudar parte do
comportamento (sistema de recompensa para os alunos menores).
Alunos com HIPERATIVIDADE respondem muito bem às 

recompensas  e  incentivos.  Muitos  deles  são  pequenos
empreendedores.  
29 –  Se o  aluno  parece  ter  problemas  com  as  dicas  sociais –
linguagem  do  corpo,  tom  de  voz,  etc.  ,  tente,  discretamente,
oferecer  sinais  específicos  e  explícitos,  como  uma  espécie  de
treinamento  social.  Por  exemplo,  diga  antes  de  contar  a  sua
história,  procure  ouvir  primeiro  a  de  outros  ou  olhe  para  a  pessoa
enquanto  ela  está  falando.  Muitos alunos  com  HIPERATIVIDADE
são  vistos como  indiferentes  ou  egocêntricos,  quando  de  fato  eles
apenas  não  aprenderam  a  interagir.  Esta  habilidade  não  vem
naturalmente  em  todas os alunos,  mas  pode  ser  ensinada  ou
treinada.
30 – Aplique testes de habilidades. 
31 – Faça o aluno se sentir envolvido nas coisas. Isto vai motivá-lo
e a motivação ajuda a HIPERATIVIDADE. 
32 – Separe pares ou trios ou até mesmo grupos inteiros de alunos
que não se dão bem juntos. Você deverá fazer muitos arranjos. 
33 – Fique  atento  à  integração.  Estes alunos precisam  se  sentir
enturmados,  integrados.  Tão  logo  se  sintam  enturmados,  se
sentirão motivados e ficarão mais sintonizados. 
34 – Sempre que possível, devolva as responsabilidades ao aluno. 
35 – Experimente um caderno “escola – casa – escola”. Isto pode
contribuir,  realmente,  para  a  comunicação  pais –  professores  e
evitar  reuniões  de crises.  Isto  ajuda  ainda,  o  frequente  retorno  de
informação que o aluno precisa. 
36 – Tente utilizar relatórios diários de avaliação. 
37 – Incentive uma estrutura do tipo auto-avaliação. Troca de idéias
depois da aula, pode ajudar. Utilize também os intervalos de aula. 



38 – Prepare-se  para  imprevistos.  Estes alunos  necessitam  saber,
com antecedência, o que vai acontecer, de modo que eles possam
se preparar. Se eles, de repente, se encontram num imprevisto, isto
pode evitar excitação e inquietude. 
39 – Elogios,  firmeza,  aprovação,  encorajamento  e  suprimento  de
sentimentos positivos. 
40 – Com os alunos mais velhos, faça com que escrevam pequenas
notas  para  eles  mesmos,  para  lembrá-los  das  coisas.
Essencialmente, eles anotam, não apenas o que é dito a eles, mas também, o que eles pensam. Isto pode ajudá-los a ouvir melhor.
41 – Escrever  à  mão, às  vezes, é  muito  difícil  paras  estes alunos.
Desenvolva  alternativas.  Ensine  como  utilizar  teclados.  Faça
ditados. Aplique testes orais. 
42 – Seja como um maestro: tenha a atenção da orquestra antes de
começar. Você pode utilizar do silêncio ou bater o seu giz ou régua
para  fazer  isto.  Mantenha  a  turma  atenta,  apontando  diferentes
partes da sala como se precisasse da ajuda deles. 
43 – Sempre que possível, prepare para que cada aluno tenha um
companheiro de estudo para cada tema, se possível com o número
do telefone (adaptado de Gary Smith). 
44 – Explique e dê o tratamento normal a fim de evitar um estigma. 
45 – Reúna-se com os pais frequentemente. Evite o velho sistema
de se reunir apenas para resolver crises ou problemas. 
46 – Incentive  a  leitura  em  voz  alta  em  casa.  Ler  em  voz  alta  na
sala  de  aula,  tanto  quanto  for  possível.  Faça  o  aluno  recontar
histórias. Ajude o aluno a a falar por tópicos.
47 – Repetir, repetir, repetir. 
48    Exercícios  físicos.  Um  dos  melhores  tratamentos  para
HIPERATIVIDADE, em adultos ou crianças, é o exercício físico. 
Exercícios  pesados,  de  preferência. A  ginástica  ajuda  a  liberar  o
excesso  de  energia,  ajuda  a  concentrar  a  atenção,  estimula  certos
hormônios  e  neurônios  que  são  benéficos.  E  ainda  é  divertido.
Assegure-se  de  que  o  exercício  seja  realmente  divertido,  porque
deste modo, o aluno continuará fazendo, para o resto da vida. 
49 – Com  os  mais  velhos  a  preparação  para  a  aula  deve  ser  feita
antes de entrar na sala. A melhor idéia é que o aluno já saiba o que
vai  ser  discutido  em  um  certo  dia  e  o  material  que  provavelmente
será utilizado. 
50 – Esteja sempre atento às dicas do momento. Estes alunos são
muitos mais talentosas e artísticos do que parecem. Eles são cheios
de criatividade, alegria, espontaneidade e bom humor. Eles tendem
a ser resistentes, sempre agarrados ao passado. Eles tendem a ser
generosos  de  espírito,  felizes  de  poder  ajudar  alguém.  Eles,
normalmente, têm algo especial que engrandece qualquer coisa em
que estão envolvidos. Lembre-se, de que no meio do barulho existe
uma sinfonia, uma sinfonia que precisa ser escrita.

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