domingo, 26 de outubro de 2014

FATOS CURIOSOS OCORRIDOS NO 2º TURNO DAS ELEIÇÕES - 2014

 











ELEITOR COLA TECLAS DE URNA EM GOIÁS E É PROCURADO PELA PF
Um fato curioso marcou a votação em uma seção do município de Formosa, a cerca de 242 quilômetros de Goiânia. Um eleitor passou cola em uma das teclas da urna eletrônica, impedindo que ela fosse pressionada. O fato só foi percebido pelo eleitor seguinte, ao entrar na cabine de votação. Ele comunicou o ocorrido aos mesários e a urna foi trocada.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás, o eleitor que colou a tecla da urna já foi identificado e está sendo procurado pela Polícia Federal por prática de crime eleitoral.
Além disso, o presidente de uma das seções na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na capital do estado, foi preso esta manhã. Ele deveria estar no local por volta das 7h40, e só chegou às 11h para trabalhar. De acordo com o TRE, um juiz estava no local e mandou prender o presidente da seção. Outro mesário o substituiu como presidente da seção e um eleitor que estava no local foi convocado para ocupar o posto de mesário.
Até o momento, quatro prisões foram registradas no estado, conforme informações do TRE. Além dessa prisão, em Goiânia, outra foi registrada no município de Jaraguá e outras duas no município de Minaçu.
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------
QUASE SEM FALAR, MULHER DE 101 ANOS VAI VOTAR
Já quase sem falar, Elzita Santa Cruz, de 101 anos, não abriu mão de votar neste domingo. Vestida de vermelho, foi levada pelos filhos ao Colégio Imaculado Coração de Maria, no município metropolitano de Olinda, onde mora. "Dilma!", revelou ela, baixinho. Para facilitar sua entrada na seção de votação, usou uma cadeira de rodas disponibilizada pela escola.

Símbolo da luta pela resistência à ditadura militar, Elzita Santa Cruz é incansável na busca por notícias do paradeiro do filho Fernando Augusto Santa Cruz, desaparecido em 1974, aos 26 anos, durante confronto entre militares e militantes da Ação Popular Marxista-Leninista (APML). Até hoje não se sabe o que aconteceu. De acordo com um dos seus oito filhos vivos - ela teve dez -, o vereador Marcelo Santa Cruz, Elzita sempre valorizou a eleição e o primeiro político a contar com seu voto foi Luiz Carlos Prestes, em 1945, no Rio de Janeiro.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------

RAPAZ É ASSASSINADO ENQUANTO VOTAVA
No final da manhã deste domingo (26), um jovem de 20 anos foi assassinado a tiros enquanto votava dentro de uma escola no bairro Barrocas, em Mossoró, de acordo com o 2º Batalhão da PM do município. A escola foi fechada, mas, por volta das 12h50, já havia sido liberada pela perícia.
Segundo informações da polícia, Robson Diego de Moura era conhecido da polícia. Ele costumava "ameaçar a vida de moradores do bairro", mas nunca foi preso, pois sempre conseguia fugir da abordagem da PM.
O crime ocorreu na seção 264 da escola Celina Guimarães, a 280 quilômetros de Natal, na cidade que comporta o segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, não tem vínculo político, de acordo com o TRE-RN (Tribunal Regional Eleitoral do Estado). Segundo o órgão, está descartada a hipótese de crime eleitoral.
A polícia ainda não tem detalhes de quem pode ter cometido o crime, mas trabalha com a hipótese de que Moura tenha encontrado um membro de uma gangue rival e se desentendido com ele.
 -------------------------------------------------------------------------------------------------------
 ELEITOR É PRESO APÓS ATEAR FOGO EM URNA
Um eleitor foi preso em flagrante na manhã deste domingo (26) após atear fogo em uma urna eletrônica em uma seção eleitoral de Porteirinha, no norte de Minas Gerais. 
Segundo a PM (Polícia Militar), o caso aconteceu por volta de 9h30 e a urna foi parcialmente danificada, mas os votos já registrados até esse horário foram recuperados e o equipamento substituído. 


Ainda de acordo com a PM, o suspeito teria votado e, em seguida, ateado fogo à urna utilizando gasolina. Ele foi preso em flagrante e a chama foi rapidamente controlada.
Esta não seria a primeira vez que o homem é detido pelo mesmo crime. Conforme a polícia, ele já havia sido preso anteriormente por atear fogo em três cadeiras de uma agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Janaúba, na mesma região.
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
APOSENTADA FERIDA APÓS ESCORREGAR EM SANTINHOS VOTA NO 2º TURNO

A aposentada Rosa Maria Stancati que se feriu no primeiro turno após escorregar em santinhos voltou ao local de do acidente neste domingo (26), em São Carlos (SP), para votar  e escolher o candidato dela à Presidência da República. Maquiada, a idosa de 70 anos, que por lei não é mais obrigada a voltar, levantou cedo para exercer a sua cidadania. “Estou muito feliz porque deu tudo certo. Naquele dia fiquei triste por ter não ter conseguido. Cumpro com a minha obrigação desde os 18 anos, quando tirei o título de eleitor”, relatou. 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
TELHADO DE LOCAL DE VOTAÇÃO CAI E FERE DUAS MULHERES
O telhado do corredor de uma escola que funciona como local de votação em Taubaté caiu e deixou duas mulheres feridas por volta das 9h deste domingo (26).
De acordo com a Polícia Militar, elas estavam saindo da seção 156 da escola estadual Álvaro Ortiz, no bairro São Gonçalo, quando as telhas e a estrutura de madeira que sustentavam parte do corredor desabaram. As vítimas tiveram escoriações superficiais e foram levadas ao Pronto Socorro. Ambas tiveram alta por volta das 11h. Uma criança que estava junto com as mulheres conseguiu sair a tempo e não foi atingida.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros se reúnem no local para avaliar se parte da escola precisará ser interditada. A votação continua sendo feita no local. Segundo bombeiros, a chuva da madurgada pode ter afetado a estrutura do prédio.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fontes: uol, g1, r7