quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Café ajuda a proteger contra cirrose

 Créditos da foto: flickr.com/lynnfriedman/


Exagerar na bebida alcoólica não faz bem. Todo mundo sabe, causa cirrose e outros tantos problemas à saúde. Mas, se um dia desses, você passar dos limites e bater aquela consciência pesada, fica um alívio: tomar café diariamente ajuda a proteger seu fígado.
Pesquisadoras da Universidade de Southampton, no Reino Unido, analisaram nove estudos que comparava o estilo de vida, a dieta e o consumo de álcool e cafeína de pessoas saudáveis. E descobriram que tomar duas xícaras de café por dia reduz em até 44% os riscos de desenvolver cirrosecausada por excesso de álcool.
Ainda não se sabe exatamente como isso acontece, mas tem a ver com os componentes presentes nocafé que afetam a saúde humana. “Os efeitos biológicos do café incluem o estímulo do sistema nervoso central, principalmente por conta dacafeína, a atenuação do estresse oxidativo,inflamações e efeitos anticarcinogênico”, explica oestudo.
Café nenhum vai acabar com os efeitos do alcoolismo. Mas se você for um fã moderado de botecos não custa nada se proteger com uma dose diária de café.

FONTE: ciencia maluca

Nenhum comentário:

Postar um comentário