sábado, 9 de março de 2024

Akira Toriyama, o gênio do mangá que nos deixou cedo demais


Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball, uma das séries de mangá mais influentes e populares de todos os tempos, faleceu aos 68 anos no dia 1º de março de 2024. A notícia foi divulgada na madrugada desta sexta-feira (8) por estúdios ligados ao artista. A causa da morte foi um hematoma subdural agudo, um tipo de sangramento próximo ao cérebro.

Toriyama foi um gênio do mangá, que em mais de 45 anos de carreira, escreveu diversas obras que marcaram gerações de leitores e fãs de anime. Além de Dragon Ball, ele foi o criador de Dr. Slump, Cowa!, Kajika, Sand Land, Neko Majin, entre outros. Ele também foi o artista da série de videogames Dragon Quest, colaborando com o criador Yuji Horii.
Dragon Ball surgiu em 1984 na revista Weekly Shonen Jump. A série conta a história de um garoto chamado Son Goku, que tem rabo de macaco e se junta aos amigos em uma busca pelas esferas do dragão. A saga se tornou um fenômeno mundial, sendo adaptada para a televisão, cinema, jogos e outros produtos. Dragon Ball Z, uma das sequências mais bem-sucedidas da saga, foi transmitida em mais de 80 países, inclusive no Brasil.

Os personagens de Toriyama são carismáticos, divertidos e inspiradores. Son Goku, o protagonista, é um exemplo de determinação, coragem e bondade, que enfrenta inimigos poderosos e supera seus próprios limites. Vegeta, Piccolo, Bulma, Kuririn, Gohan, Trunks e tantos outros também conquistaram o coração dos fãs com suas personalidades e histórias.

Toriyama tinha trabalhos inacabados no momento de sua morte. Seu funeral foi reservado apenas para a família e poucos amigos, de acordo com um comunicado do site de Dragon Ball. "Lamentamos profundamente que ele ainda tivesse vários trabalhos em andamento com grande entusiasmo. Além disso, ele teria muito mais a realizar", diz a nota. "Ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo."
Toriyama foi um mestre do mangá, que nos presenteou com histórias incríveis e personagens inesquecíveis. Sua morte é uma grande perda para a cultura pop e para os fãs de Dragon Ball. Mas seu legado permanecerá vivo para sempre. Obrigado por tudo, Akira Toriyama. Descanse em paz, e que as esferas do dragão te protejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário