domingo, 2 de agosto de 2015

EM BREVE: "A REGRA DO JOGO" - SERÁ SUCESSO OU FRACASSO? GLOBO APOSTA NO MESMO AUTOR DE "AVENIDA BRASIL"

Em breve a Globo irá estrear “A Regra do Jogo”, de João Emanuel Carneiro e já lançou o teaser em sua grade de programação. Pouco tempo depois de sua primeira exibição a novela ganhou as redes sociais e se tornou um dos assuntos mais comentados.
O mérito de tanta repercussão se dá a três principais motivos. O primeiro é a chamada que foi muito bem feita e passa a impressão de uma grande disputa entre o bem e o mal, e está bem representada num jogo de xadrez. O segundo motivo é o fracasso de “Babilônia”, que deixou muitos noveleiros órfãos no horário e esperam por uma nova trama que os conquistem e possam acompanhar diariamente. E o terceiro motivo foi a estratégia bem pensada da Globo em usar o nome de um sucesso para tentar emplacar outro, ao dizer que “é do mesmo autor de ‘Avenida Brasil'”. Essa atitude, que por sinal, demonstra o desespero da emissora com a audiência do horário 9.
Nina (Débora Falabella) Carminha (Adriana Esteves), protagonista e vilã de "Avenida Brasil" (Foto:Divulgação)Existe um lado perigoso a ser explorado. O autor é extremamente talentoso e disso não resta dúvida, mas há um ditado antigo que pode representar a situação, “quanto mais alto, maior a queda”, digo isso em relação a expectativa, quanto maior ela for, maior será a chance de se decepcionar. Basta olhar para “Babilônia”, Gilberto Braga quis empregar a rivalidade entre duas mulheres, assim como fez em “Celebridade” e o resultado está aí para todos verem. João Emanuel Carneiro vem com o tema vingança pela terceira vez no horário. É perigoso depois de escrever dois sucessos errar a mão.
Não existe um autor bom o bastante para não errar, principalmente quando se carrega dois fardos enorme nas costas como acontece com JEC, o peso de reerguer o horário de maior audiência da TV brasileira e o peso de superar a expectativa do público de escrever algo tão genial como seu último sucesso. Tarefa difícil porque “Avenida Brasil” não é fácil de ser superada. Esse é o típico caso em que a criatura se torna maior que o criador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário