terça-feira, 8 de maio de 2012

AUSÊNCIA DE NEGROS NA MÍDIA BRASILEIRA


SÃO PAULO - Após uma semana inteira de viagens, filmagens e entrevistas com personalidades brasileiras para o documentário "Go Brazil go", o cineasta americano Spike Lee, de 55 anos, se disse surpreso com a primeira de suas constatações: a ausência de negros na mídia brasileira. Para o diretor, que planeja o lançamento do filme para antes da Copa do Mundo de 2014, os Estados Unidos estão 20 anos à frente do Brasil quando o assunto é acabar com o racismo.
— Meus ancestrais foram libertados em 1865 e, no Brasil, a escravidão foi abolida em 1888. É uma diferença pequena, mas se compararmos a evolução de afroamericanos e de afrobrasileiros, estamos 20 anos à frente — disse Lee, em entrevista coletiva realizada em São Paulo.
— Na primeira vez em que estive aqui, em 1987, fiquei chocado ao ver que na TV, em revistas, não havia negros. Melhorou um pouco. Mas há muito a fazer. Quem nunca veio ao Brasil e vê a TV brasileira via satélite vai pensar que todos os brasileiros são louros de olhos azuis — disse.

FONTE: http://www.pernambuco.com

*******

Ele devia dizer isso diretamente aos políticos, que até pouco tempo queriam acabar com as cotas raciais em universidades  públicas.
(autor do blog)


Um comentário:

  1. Concordo. É desproporcional a participação de negros nas mídia brasileira e, embora tenha ocorrido alguma mudança nesse sentido, ainda existem estereótipos muito frequentes e, em geral, nós negros não nos identificamos com os artistas que estão no "auge da fama". É preciso vestir a pele.

    ResponderExcluir