sexta-feira, 25 de maio de 2012

PERGUNTA FEITA PELAS MINHAS FILHAS – QUAIS SÃO AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ?

Pode ser um assunto bem “antigo”, mas fui pego de surpresa pelas minhas filhas a respeito das sete maravilhas do mundo. Quais eram ? Se o Cristo Redentor é uma maravilha ? Se a torre de Pisa também ? Foram inúmeras perguntas, que obviamente, não pela lembrança não pude responder, mas porque nunca tive interesse em saber. Portanto aí está a resposta (pelo menos as sete maravilhas do mundo antigo).

Brenda, Bruna e Kevleen, eis a resposta das perguntas que tanto me pertubaram durante a noite toda.

E esta não é a postagem completa… 

*****************************************************

O número sete é considerado há muito tempo como um número mágico, e isso fez do dia 7 de julho de 2007 (7/7/2007) um momento bastante especial. Casais escolheram essa data para se casar; os shows do Live Earth se espalharam por todo o planeta durante 24 horas contínuas, transmitidos pelo rádio, televisão e internet. E, em Lisboa, Portugal, foram anunciadas as sete novas maravilhas do mundo, escolhidas em votação democrática por mais de 100 milhões de pessoas [fonte: New7Wonders (em inglês)].

Foi apenas a data propícia que inspirou a seleção das novas maravilhas? Não exatamente. As pessoas vêm preparando listas de locais espetaculares em praticamente todas as eras da história e em todas as culturas da Terra. Temos as sete maravilhas do mundo medieval, as sete do mundo moderno, as sete do mundo natural e as sete do mundo subaquático - isso sem falar das diversas listas compiladas pelas agências de viagem e pela mídia.

Mas e quanto às sete maravilhas originais?

Grande Pirâmide de Gizé (Egito)image

Jardins Suspensos da Babilônia (no atual Iraque)

image

Templo de Ártemis em Éfeso (Turquia)

image

Estátua de Zeus em Olímpia (Grécia)

image

Mausoléu de Halicarnasso (Turquia)

image

Colosso de Rodes (Grécia)

image

Farol de Alexandria (Egito).

image

 

Há divergências quanto a quem compilou essa lista de maravilhas (ou como diriam os gregos, theamata, que se pode traduzir como "coisas que devem ser vistas") [fonte: Smithsonian (em inglês)]. Talvez tenha sido Calímaco de Cirene, que teria produzido o primeiro esboço no século 3 a.C., ou Heródoto, que viveu de 484 a 425 a.C. [fonte: Smithsonian (em inglês)]. Há relatos que atribuem a lista a Filo de Bizâncio, em130 a.C - teoria da qual algumas pessoas discordam porque dizem que, como engenheiro, ele escreveu primordialmente sobre guerras, armas e exércitos. [fonte: Princeton].

Das sete maravilhas do mundo antigo, apenas a Grande Pirâmide continua a existir. As demais são ruínas irreconhecíveis, e os Jardins Suspensos talvez nem mesmo image tenham existido. O que sabemos sobre as maravilhas surge em relatos escritos de antigos viajantes e da pesquisa arqueológica moderna. Boa parte de nossas informações sobre os monumentos não passa de conjectura ou surgiu de relatos questionáveis, de segunda mão - o que faz deste artigo um estudo de como as maravilhas podem ter funcionado.

Ainda que esses monumentos talvez não tenham resistido fisicamente ao teste do tempo, eles prosperam em nossa imaginação como algumas das mais magníficas estruturas artificiais do mundo antigo. Neste artigo, estudaremos cada uma delas, começando pela Grande Pirâmide de Gizé.

Existe uma oitava maravilha do mundo?

Na lista original existiam apenas sete image maravilhas e as listas que a sucederam aderiram a esse número pitagórico perfeito. Mas sempre houve discretos rumores sobre uma oitava maravilha. A canção "Seven Wonders", do Fleetwood Mac, dá a entender que um amor não correspondido é a oitava imagemaravilha, enquanto Hollywood gostaria que acreditássemos que a oitava maravilha é King Kong. Os arquitetos modernos muitas vezes designam construções gigantescas  como o Empire State Building imageou o Palm Islands, em Dubai,  como a oitava maravilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário