segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A NOVELA "AVENIDA BRASIL" E O PROFESSOR DE HOJE.

O professor pode aprender com os objetivos de uma novela televisiva ?
A novela, com o objetivo de contar o cotidiano da vida de personagens, suas histórias dramáticas ou corriqueiras, prende o telespectador do primeiro capítulo até o último. Faz certas indagações para que a atenção seja redobrada no tema novelístico em questão. E para não escapar a atualidade, faço uma  síntese da novela que está prestes a terminar: Avenida Brasil, onde ficou exposta durante meses a intriga entre Carminha e Nina. 
Nina com sua sede de vingança e proteção, fez todo tipo de estratégia para conseguir derrubar a malvada Carminha, no entanto nenhuma delas foi culminante para a derrota da malvada, quanto o  ver para crer de Tufão, tirando de vez a máscara dela.
Carminha usou uma estratégia mais sentimental, em que se fez de vítima e de bonzinha para a família.
Mas a pergunta é, o que tem a ver com o professor ?
Não enrolei todos com o texto acima sem motivos, mas apenas para demonstrar o óbvio na educação de alunos.
O professor tem que usar duas coisas que citei no texto sobre novelas, prender a atenção e usar estratégia para um bom ensino.
Venhamos e convenhamos, o aluno tem muito mais coisas ao seu redor para chamar sua atenção do que aulas enfadonhas e monótonas que não passam de uma lida do texto tal, na página tal, ao questionário de 20 questões do capítulo 15. 
Uma das estratégias que pode e sempre chamam a atenção com os alunos é uma dinâmica em sala de aula, e também um filme bastante interessante, mas que o professor faça, em ambos,uma adequação ao contexto de ensino da matéria.
Caro professor, mas não se preocupe se tal estratégia não estiver dando certo, pois elas não são as salvadoras da pátria em uma sala de aula, Mas a sua dinâmica em si é que o ponto chave do ensino.

Então vamos usar a estratégia de prender a atenção de alunos para que ele tenha o gosto de ver o resto dos capítulos dessa novela que se chama "Avenida Educação."


FELIZ DIA DO PROFESSOR