quinta-feira, 26 de abril de 2012

FAK, ANIVERSÁRIO, FILME, ETC

Desculpem-me, mas esqueci de postar a aula de sábdo da FAK - Pedagogia, disciplina de Politicas e Financiamento da Educação, orientada por Silvana Matos.
Na semana anterior, Silvana fora substituída por Tereza Lima e, passou alguns fundamentos do FUNDEB, conceitos, onde gastar, como gastar, de onde vem os recursos, de que maneira (porcentagem), o modo de distribuição, etc...
Sábado a Silvana complementou com os conselhos fiscalizadores do FUNDEB, além de passar uns questionários a respeito do assunto.
No período da manhã, pós-questionários, assistimos ao Filme - As Aventuras de Robinson Crusoé - de Daniel Dafoe.
Diria que o filme é o conceito de amizade verdadeira que outras produções repassara (como o 'INIMIGO MEU" - 1985), onde o personagem Robinson vira um náufrago em uma ilha, que a primeira vista parece estar sempre deserta, no entanto, com o passar do tempo, percebe-se a presença de "selvagens" em rituais próprios de sacrificios. 
Em um desses rituais, Robinson salva um "condenado" da tribo e, aos poucos cria-se um vínculo de amizade, em que pode-se ver verdadeiras discussões, igualmente verdadeiros amigos discutem, observando através destas discussões pontos de vistas diferentes, mas com o  natural principio de que cada um pode e deve viver mediante seus preceitos, conceitos, moral, religiosidade, ética e cultura. Então, entre eles são compartilhadas apenas o aprendizado normal para a convivencia, respeito e cultura linguistica (logicamente para comunicação).
Enfim, o filme têm suas alegrias e tristezas (normal para o roteiro, pois é isso que o público quer, oscilação de sentimentos). Morre o cachorro de Robinson (em uma estratégia, mal planejada, em que devia rever todos os fatos ocasionais, como a de que cachorro não pode estar perto de pavio aceso de pólvora - ele corre atrás).
Robinson salvou o "selvagem", denominado SEXTA-FEIRA, e é salvo por este, ao levá-lo para a tribo para trata-lo de ferimentos. E lá na terra de Sexta Feira, são aprisionados e obrigados a travar uma luta entre Robinson e Sexta (para ver quem deveria sair com vida da ilha). Robinson é salvo por ingleses que vão à ilha, mas morre no confronto, Sexta Feira.
Robinson volta e aí termina o filme - ele com sua esposa - FELIZES PARA SEMPRE, e com um sexta-feira a menos no Mês (brincadeira).
Logo após tivemos de responder questionário sobre o filme.
À tarde, pudemos comemorar de uma só vez os aniversariantes do Mês: HÉRICA, LUCIANA E DANI., e junto à comemoração fizemos um pequeno até logo (com fraldas para a bêbe) para ORFILIA, que passará o período longe por conta da gravidez e licença maternidade - (segundo ela, ficará apenas 4 meses longe da turma). Bem, que Nossa Senhora do Bom Parto a proteja.
Sábado dia 28/04 não haverá aula, em virtude do dia da família na Escola, então retornaremos á aula no dia 05/05.

 E nesse intervalo de semana, a Silvana selecionou os temas para o Seminário da última aula (05/05), e nossa equipe (COSMO, DANILO, MÁRCIO DOUGLAS E SILAS)  ficou com os Programas de Educação no Município.

(autor do blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário