Chamada de voz pelo WhatsApp
consome dados e ainda é instável.
Alguns
usuários brasileiros têm conseguido habilitar o serviço de voz do WhatsApp em
smartphones Android atualizando o aplicativo e recebendo uma
"ligação-convite" de alguém com o recurso. Apesar da repercussão, o
fato é que a chamada por voz está em fase de testes e ainda é instável
(funciona vez ou outra).
Desde
o início de março, várias pessoas têm postado em redes sociais sobre a
habilitação do recurso. Porém, oficialmente, a desenvolvedora nem se pronunciou
sobre o assunto. A única informação que o WhatsApp deu sobre o serviço foi
feita no ano passado por Jan Koum, diretor-executivo da companhia. Na ocasião,
ele disse que o aplicativo teria chamada de voz, mas sem explicar exatamente
quando seria habilitado.
O que
muda com o recurso
Após
fazer a atualização e receber a chamada, é exibida uma terceira coluna no app
chamada "ligações". Nela, são exibidos o histórico de chamadas feitas
e recebidas no aplicativo. Além disso, aparece um ícone de telefone para fazer
ligações para os contatos. Porém só será efetuada caso a pessoa tenha também a
última versão do aplicativo.
Mas
funciona a ligação?
Durante
os testes da reportagem, a ligação pelo WhatsApp funcionou apenas uma vez em
uma chamada que durou um minuto. O smartphone estava conectado em uma rede
Wi-Fi, portanto, não houve consumo de dados da rede móvel. Nas redes sociais,
há diversos relatos de pessoas que utilizam o recurso sem problemas. Já outros
dizem que a voz sai metalizada durante as conversas.
É
importante que o usuário da chamada de voz do aplicativo tenha em conta que
essas chamadas são como ligações VoIP (Voz sobre IP) e consomem dados de
internet móvel.
A
título de comparação, uma chamada de VoIP pelo Skype de 1 minuto gasta 1 MB (Megabyte)
do plano de dados. O WhatsApp ainda não divulgou detalhes do funcionamento do
recurso. Porém o consumo no Skype pode ser um parâmetro de quanto o usuário
deve gastar.
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