TÉCNICO QUASE PERDEU CHANCE DE ESTAR NA FINAL DO BAIANO POR
NÃO TER SINAL DE CELULAR NA ROÇA.
Evandro Braz Guimarães é um homem simples.
Gosta de ar puro, de cuidar da roça e da vida no campo.
E também gosta de treinar times pequenos e fazer grandes campanhas.
É ele o técnico do Vitória da Conquista, surpreendente finalista do
Campeonato Baiano de 2015. Sua equipe está invicta no Estadual.
Fez 77.78% dos pontos na primeira fase e terminou à frente até mesmo do
poderoso Vitória no grupo 2.
Depois, eliminou Bahia de Feira e
Colo Colo antes de chegar à decisão contra o Bahia, que será disputada
nos próximos finais de semana.
Mas, por falta de sinal de celular, esse conto de fadas quase não aconteceu.
Tudo
porque Evandro curte mesmo é da roça. Ele tem uma propriedade a 80km de
Itabuna, na Bahia, e gosta de passar seus dias por lá com a família. O
local não tem energia elétrica nem sinal de celular. É isolado do mundo.
O
presidente do Vitória da Conquista estava disposto a achá-lo de
qualquer jeito. Ele queria que Evandro, que já havia feito boa campanha
em 2014, levando a equipe à semifinal do Estadual, assumisse novamente o
clube. Mas quem disse que a ligação completava?
"Durante vários
dias, o presidente ficou desesperado tentando me ligar pra me contratar e
não conseguia falar comigo. Numa segunda-feira, eu estava em casa
descarregando um carro de banana, jaca e laranja e minha esposa me fala:
'Nego, o Ederlaine [mandatário do clube] te ligou, acho que
ele quer falar com você'. Eu liguei de volta e ele gritou: 'Pô, Evandro,
estava aonde?' E eu: 'Na roça' (risos)", diverte-se Evandro, em
entrevista à Rádio ESPN.
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MICROCARREGADOR TEM O TAMANHO DE UM CHAVEIRO E É ‘BARATINHO’
O inCharge novo e pequeno dispositivo promete ser a “salvação” para
muitas pessoas. Afinal, quem nunca passou sufoco e ficou sem celular por
ter ficado sem bateria e esquecido o carregador em casa? Ele é um micro
carregador com cabo USB tem como objetivo não deixá-lo mais sem
bateria. Confira:
O dispositivo surgiu como um projeto no site de financiamento coletivo Indiegogo
e é desenvolvido por dois irmãos estudantes de engenharia de Milão, na
Itália. Eles decidiram criar o objeto justamente por passarem por
diversas situações como a descrita anteriormente.
O pequeno
carregador nada mais é do que um microconector USB com um pequeno cabo
de 2,5 cm conectando à outra extremidade. Isso significa que de nada
adianta o gadget sem uma porta USB, mas como são diversas as opções para
uma, isso não será um grande problema. Quando o aparelho não está em
uso, as extremidades se prendem uma à outra graças à ímãs incorporados.
inCharge é super portátil e flexível, e pode ser usado também junto com o
chaveiro de casa, para que você esteja sempre com ele por perto. O
modelo está disponível em duas versões, uma com microUSB, que funciona
com qualquer smartphone ou tablet com entrada microUSB, e outra com
Lightning, que funciona com as novas gerações de iPhones, iPads e iPods.
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CRÉDITOS DE CELULAR SOMEM DE CONTA PRÉ-PAGA SEM EXPLICAÇÃO
Após constatar o crédito de R$ 9 no telefone celular, um cliente da
operadora TIM, que prefere não se identificar, tentou fazer ligação e
foi informado de que seu saldo era suficiente, no entanto, ele diz que
não usou o aparelho antes de ter recebido a mensagem.
"Quando tentei ligar fui informado de que o crédito estava zerado. Não
realizei ligações naqueles dois dias, como poderia ter acabado assim? ",
questiona ele, que, embora chateado, não reclamou à operadora.
Mas as queixas precisam ser registradas. Conforme a advogada Fabiana
Prates, especialista em direito cível e do consumidor, os órgãos de
defesa devem ser acionados, assim como um advogado que ingresse
judicialmente por danos materiais e morais causados com o "sumiço" dos
créditos.
"As empresas também pagam multa, que tem valor variável. Já a
indenização por danos materiais corresponde ao valor do crédito que
desapareceu", diz Fabiana, que ressalta: "Os eventuais danos morais são
arbitrados pelo Juiz de acordo com os problemas causados pela perda. Mas
o "sumiço" do crédito é considerado abusivo, sem dúvida".
Perfil do consumidor
Em nota enviada ao A TARDE, a TIM informa que muitos dos problemas
ocorrem pela mudança no perfil do consumidor dos serviços de telefonia
móvel, com a tendência de migração do uso de voz para dados. Assim,
alguns aspectos no uso das ferramentas que podem consumir mais são
desconhecidos pelos clientes.
Conforme a operadora, mesmo quando não se está acessando a internet, o
celular, se não estiver configurado corretamente, fica conectado nas
redes sociais, e-mails, entre outros, o que consome tráfego de dados e
gera cobranças.
Outro exemplo de consumo é quando o cliente fornece o número do próprio
celular para sites, aplicativos ou outras empresas e automaticamente
concorda com o recebimento de mensagens sobre novidades e dicas, ele é
cobrado.
Assim como a TIM, a operadora Claro, também alvo de reclamações aos
órgãos de defesa do consumidor, reitera que existe, ainda, alguns
smartphones já configurados de fábrica para que os apps se atualizem de
forma automática.
Nestes casos, o cliente não percebe o consumo de parte de sua franquia
de dados. Para auxiliar o gerenciamento de seu plano. Porém, em qualquer
que seja a situação, a empresa tem a responsabilidade de orientar
sobre o consumo.
Entretanto, na maioria dos casos, as empresas de telefonia não informam
corretamente aos consumidores, o que gera mais conflitos na relação
consumerista.
Com isso, o assessor técnico do Procon Bahia, Filipe Vieira, alerta que
é direito básico do consumidor o acesso a informação clara e precisa.
"Principalmente quando se trata de oferta publicitária, cujo teor
vincula e obriga o fornecedor que promover a sua veiculação ou dela se
beneficia", diz.
O Serviço Móvel Pessoal (SMP) é regulamentado pela Resolução nº 477 da
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que estabelece formas da
prestação dos serviços de telefonia fixa, móvel e de internet, além de
tratar das da cobrança. Assim, qualquer irregularidade deve ser
denunciada à agência no telefone 1331 ou pelo site: anatel.gov.br.
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